O lado cômico da maternidade

Nic desdesfraldou…

27 Comentários

Xixi cueca… cocô cueca… neném de novo… fralda de novo… 3 anos… 5 meses…
Supermercado… fralda RN… fralda GG…
Mãe catatônica… lágrima canto olho…
Regressão… paciência…
.
.
.
Miabraça?

_________

Update: Nic se recusou a usar fralda hoje e tem voltado a ir ao banheiro!!! Agora posso enxugar essa lágrima no canto do olho e deixar essa catatonice de lado. Maternidade de dois volta a ter esperança. :D

About these ads

27 thoughts on “Nic desdesfraldou…

  1. Putz, Lu, que pena! Será que a super vovó não volta? rsss
    Aqui estamos desfraldando tb, tá indo devagar…
    Beijos e boa sorte!

    • Pois é, Kelly, nem sei o que pensar… Desde que a Lily nasceu ele vem tendo uma escapada aqui, outra ali, mas nos ultimos dois dias ele tem feito TODOS os xixis e cocos na calça, como há 6 meses atras. :(

      Juro que me sinto perdida e sem energia pra começar tudo de novo… Infelizmente vovó não volta tao cedo… Seria bom demais, né? Mas se tudo der certo minha irmã vem no próximo mês.

      Já sabia que ele poderia regressar após a chegada da irmã. Mas agora que aconteceu, o que fazer? Esperar, né?

      E boa sorte por aí também, ta?

      Grande beijo!

  2. Oi Lu
    muita calma e normal acontecer, e alem da chegada da linda Lilly, depois a vovo foi embora depois o papai viajou pode ser para chamar sua atencao, logo volta tudo ao normal. Beijo grande

  3. Ai Lu…
    No início achei que vc tivesse feito um erro de digitação no título…depois que fui entender.
    Sinta-se muito abraçada! É difícil, mas vai passar! Não sou a pessoa mais indicada, pois tb estou em meio ao furacão, mas como já somos mães de primeiros, sabemos que as coisas passam e que até esquecemos delas! ;)
    Bj grande!

  4. Abraçodeursocanadense ao seu dispor, ok?

    mas ó… regressões são super esperadas depois da chegada do segundinho né? fica tranquila, certeza que ele já já desdesdesfralda….

    paciência na lavação e cuecas e cantos, força!

    bjo bjo bjo

  5. ó o abraço aqui!!!

    Desiste não! Calma que tudo vai voltar ao normal. Concordo com a Silvania, foram muitas coisas de uma vez só!

    Acho que quando o papai chegar, as coisas normalizam.

    beijos

  6. Lu, sinta-se abraçada! Bota fralda de novo no menino, não vai ser pra sempre. Eu tava pra escrever um post sobre o porque de meu mais velho ainda usar mamadeira (nao é bem mamadeira, é bico de treinamento, mas com 3 anos e meio, ele podia muito bem tomar liquidos em copo aberto). Sabe porque ainda nao usa copo aberto em casa? porque eu nao tenho empregada, babá, vovó, ninguem pra ficar sentada do lado dele enquanto ele toma suco, ninguem pra limpar lambança de quando o suco cai no chão. eu nao tenho servicais, e nem voce, estamos (quase) na mesma. Mas eu optei por dar irmão pra esse meu filho que nao toma liquidos em copo aberto. A gente acredita, aqui em casa, que irmao é tudo o que um pai e uma mae podem dar de melhor pro filho, nem que isso mamadeiras e fraldas ad infinitum. quando eles forem mais velhos (nao precisa ser velho, basta nao ser mais criancinha!), esses “detalhes” de desfralde, de largar mamadeira, tudo isso será apenas um grande borrao na memoria, mas a lily vai estar lá, presente, acompanhando o nic, dando apoio, pedindo que ele seja um role model pra ela. Isso sim é importante. O resto é detalhe. se dorme sozinho, se precisa de chupeta, se precisa que a mae faca cafuné até dormir… Lembra que eu escrevi sobre perfeição? Se quiséssemos filhos perfeitos, não teríamos tido segundo filho. Pense que vai passar, nem que leve 6 meses, um ano. Voce conhece alguma crianca de 4 anos que usa fralda? Eu ainda nao vi. Ja vi de 4 anos com chupeta, mas nao com fralda. mesmo assim, ate os 5, certeza que nao vai mais usar fralda. O nic é quem ele é, e ele precisa reaprender a ser ele, dividindo com a irmã. Voce ja pensou que o cerebro dele pode estar muito mais preocupado em resolver o problema de caber nessa familia maior, o problema de entender quem ele é nessa familia agora ampliada? Nao te parece muito mais importante ele gastar o tempo reaprendendo a ser familia do que lembrar de ir no banheiro? Eu nao gosto de pensar em regressao, em “chamar atencao” ou em “fazer por maldade”. Nao é que as criancas nao facam maldades. Mas a mudanca pra ele foi muito mais brusca do que foi na minha casa, que a diferenca de idade é muito menos (19 meses). Respire, compre fraldas GG, foque as suas energias em descobrir do que o Nic precisa, em vez gastar seu tempo lavando cueca e observando se seu sofá não tá cagado.
    falei demais! Mas senti que voce ta tao triste, um post tao curto, tao dificil… Logo voce, que sempre vem com posts enormes, trabalhados, amarrados… Eu aprendi a nao ligar pro que os outros dizem. Pense que é tudo por um bem maior, não?
    precisando, tamos aí.
    beijos

    • Mari, querida… Nem sei como te agradecer por esse comentário… Hoje me sinto mais tranquila, mas ontem, quando escrevi esse post eu estava me sentindo meio lixo. Realmente, não é regressão no sentido amplo da palavra… Talvez seja aquele passinho pra trás que vai permiti-lo avançar ainda mais, talvez seja o que ele precisa pra focar em se ajustar na família, como vc brilhantemente falou. Concordo totalmente! Obrigada por essa luz!

      Mas ontem coisa demais passava por minha cabeça. Difícil não pensar “o que estou fazendo de errado pra isso estar acontecendo?”. Será que não estou dando atenção o suficiente pra ele? Não estou sabendo ser mãe de dois? Não quero ficar me culpando, mas quero poder ajuda-lo a se encontrar de novo. Não deve ser fácil ser filho único, ter 100% de atenção dos pais e de repente ter que aprender a dividir a atenção, o carinho, a esperar, a não gritar, a não brincar e fazer barulho do jeito que estava acostumado, tudo em prol da irmazinha que chegou. Sem falar em entender porque mamae troca fraldas da lily numa boa e ele tem que ficar indo ao banheiro? Chato, ne? Deve ser frustrante pra ele tudo isso… E como ele já tem sido tao bom sem crises de ciúmes, tinha que “vazar” pra alguma lado, né? E vazou mesmo, literalmente! Haha

      Enfim, sei que vai passar. Já compramos fraldas e estou aceitando essa nova fase. Vou respeitar o tempo dele e tentar ajudar como puder.

      Super beijo…

  7. Lulu, querida amiga….

    todo o meu abraço em vc… por vc… com vc….

    imagino o quão frustrante isso possa ser, quão cansativo é, quão chato…. mas eu tbm acho que vai passar, ele aprendeu a fazer xixi e cocô no vaso, ele SABE e ele FEZ. Acho que é um passo atrás, por um momento. Logo, logo ele volta a usar o vaso, aposto. Deve ser um momento.

    Espero que melhore por aí. Pq é difícil……

    Beijos grandes!!!!

  8. Queridas amigas, estou sentindo o abraço de todo mundo, muito obrigada pela solidariedade. Isso não é o fim do mundo, eu sei, felizmente ta todo mundo com saúde, né? Mas é que eu realmente não esperava ter que fazer pós doutorado em desfralde, depois de tudo. :D

    Ah! E marido já voltou sim. Mas mesmo assim, entendo que UMA IRMA já é por si só MUITA coisa pra cabecinha de um menino de 3 anos. E vamos aprendendo…

    Beijos pra todo mundo!

  9. Lu minha queridona sinta-se abraçada!
    vai passar viu?! é só uma fase de adaptação do Nic não é mesmo?
    logo logo ele estará sem elas novamente e tudo vai entrar nos eixos!
    beijãogrande

  10. Lu eu quero te abraçar também, mas eu nem desfraldei na primeira, imagina des-desfralde? Como posso te aconselhar? Eu só tenho todo o seu relato de desfralde como meu livro de regras e é ele que vou seguir.

    Eu te dou o abraço Lu, mas vou ficar devendo o pitaco! :(

    beijo, boa sorte, estamos aqui torcendo viu?

  11. Luciana, tentei escrever no outro post, mas deu erro e acabei não comentando. Olha, aqui em casa estamos na mesma! Tenho o Levi de 2 anos e 3 meses e a Clara de 3 meses. O Levi anda fazendo xixi em todos os lugares e tá descarado que não é “escape”, é intencional. Ele já “mirou” duas vezes e fez no bb conforto da irmã e duas vezes no tapete de atividades dela. Não fez nela ainda porque não teve oportunidade…rs… cheguei a colocar fralda nele novamente, mas antes sentamos e conversamos e expliquei que só os bbs usam fralda. Já que ele estava precisando de fralda, teria que deixar alguns privilégios de menino mais velho e que ele saberia em breve quais eram. Ele achou tudo muito interessante, colocou a fralda feliz da vida. Dali uns minutos quis andar de motoca no quintal. Eu não deixei – tudo calmamente – e expliquei que bbs não podem andr de motoca. Perguntei se a irmã andava de motoca e ele entendeu a lógica. Dali umas horas pediu para fazer xixi, que não queria fralda, que queria o vaso e que não era bbzinho. Melhorou muito, mas não passou. Há dias ruins, dias ótimos.
    Duas semanas atrás me deu uma crise de choro aqui, por essas e outras, fiquei achando que jamais poderia ter sido mãe nessa vida, que era melhor uma vida sem mim (olha o Almodovar) e que o caos era culpa minha. Passou. té a próxima, claro.
    Queria ter escrito no outro post porque minha bb também dormia muito quando recém-nascida e com uns 20 dias começou a ter a mesma lenga-lenga da sua para dormir. Desconfiei de refluxo, fiz o que podia e vc sabe bem (suspender o colchão e espaçar as mamadas ao perceber muito desconforto da parte dela, por exemplo) e funcionou. Essa de espaçar as mamadas me pareceu crucial, pra meu espanto, que amamento em livre demanda. Se percebo que ela está incomodada demais, espaço a mamada e funciona. Passada a crise, ela voltou a dormir 5 horas, 7, 9 e agora 12 horas seguidas, sem acordar nenhuma vez prá mamar. Parece até mentira prá mim, que ainda preciso acudir o mais velho de madrugada umas duas vezes, especialmente depois da chegada da irmã.
    Lu, prá não prolongar mais, fique tranquila. Concordo plenamente com a Mari. A coisa mais importante que vc poderia oferecer para o Nic é a lindinha da Lilly. O resto é completamente variável e não determina a personalidade dele ou dela, se serão felizes ou não no futuro. E como a Mari e vc, também não tenho ninguém para ajudar, nem parentes, nem babá e todo o resto porque moramos distante da família e meu marido viaja muuuito. Um beijão prá vc, espero que os dias melhores cheguem logo, mas espero mais ainda que vc fique bem. Com carinho, Carolina

    • Carolina, já te mandei email pra gente conversar melhor. Fiquei de cara! Tinhamos que encontrar nós três, eu, vc e a Mari. O papo iria render dia e noite. Obrigada de coração por compartilhar sua experiencia comigo, viu?

      Beijos!!!

  12. Lu sinta-se muito abraçada!! Não posso te ajudar muito, mas se te serve de consolo estou aproveitando muito as experiências que você partilha aqui para quando chegar minha vez :D Bjos e força na peruca!!

  13. Ai Lulu, é muita coisa nova na vidinha do nic, né? No olho do furacão parece mentira, mas passa. É só uma fase.
    Sinta-se super abraçada!
    Beijo, querida

  14. Pois é Lu, oq as amigas disseram eu reforço: vai passar! Mantenha-se calma, compre fraldas e deixe usar. Na vida é assim; os momentos dificeis são necessários para que os bons cheguem. Bjus

  15. Irmãzinha: te amo – meu abraço bem forte para te encher de ânimo! Bjs no coração!

    • Ei irmãzinha querida… Que bom receber seu abraço e carinho. As coisas estão melhores por aqui. O post na verdade saiu na emoção do momento… Já aceitei a situação e agora, mais uma vez é ter paciencia pra tudo se dar ao seu tempo. Pois não é isso a maternidade? :) Te amo também, amiga! Beijos!

  16. Oi! Gostei do seu blog e do seu trabalho de ilustradora. Quanto a voltar a fazer cocô…iii…eu também pensava que isso acontecia só quando se ganhava um irmão. Vivi isso recentemente. Os meus tem 6 anos e um deles atravessou uma fase de inseguranças por estar crescendo e começou a ter dificuldades com o cocô. Nos dias mais tensos a gente se desespera não é mesmo? Mas depois vai vendo que tudo tem seu tempo. Percebe que a cabecinha deles tem um monte de dúvidas e o coração cheio de sentimentos. Aprendi que se eu der segurança e apoio ele consegue resolver sozinho. E tem dado certo. Digo constantemente: “A mãe te ama e vai te ajudar a resolver. O que podemos fazer juntos? A mãe faz isso… e aquilo… e o que você vai fazer pra se ajudar?”
    Vou voltar pra te visitar. Beijos Gisa

    http://www.maebacana.combr

    • Gisleine, vou me dando conta que o problema não é com eles, mas com a gente, né? Nenhum ser humano se desenvolve de forma linear, a gente está sempre indo pra frente e pra trás, de pequeno a adulto. Adorei sua forma de lidar com a situação! Obrigada pela inspiração!

      Patrícia, Gabi e tia Helena, obrigada pelos abraços! De coração!

      Beijos!

  17. Ah! Lu, isso é normal! Pode ser por causa da irmãzinha. Acontece mesmo!!! Fica tranquila!!! Aos poucos ele desfralda novamente!!!

    Lu, gostaria de convidá-la a participar de uma blogagem coletiva que estou propondo em meu blog em homenagem ao dia das mães. Passe por lá e confira. Adoraria ter você participando dessa blogagem!

    Beijos!!!

    Lívia.

  18. Ih, Lu, não esquenta…
    Minha anja do meio voltou pra chupeta por causa do anjo mais novo.
    Penso que você tem que entender o fofo NIc tentando se firmar como ser integrante da família. Nic pensa que a Lily-olhos-azuis pode tomar seu lugar. Até ele perceber que isso não é verdade, vai um tempinho, mas é bem rapidinho. Pode ter certeza!!!
    Um enorme abraço pra você, amiga!

    Bibi voltou no tempo lendo esse post…

  19. Ei Grande LU e seus filhotes mais charmosos, doces,risonhos,inteligentes e amorosos pelo AMOR que SÃO e RECEBEM!!! Estou simplesmente encantada com minha neta mais nova e FELIZ!!!! Nick, PRINCIPEZINHO risonho…
    E minha mensagem é para a LU Mamãe que no domingo pode fazer um brinde e dizer: Sou plena… porque OUSO e ASSUMO! Lembro que gosto de dizer que vivenciar a sua VIDA é remember da minha… Num lado que está nas minhas melhores memórias: AFETIVO. Porque minha crenca maior é que só seremos INTEIRAS se cultivarmos UM GRANDE AMOR!! E voce , assim como eu, tem muitos: Nick, Lily e Rafa.Saiba que receberá sempre meu reconhecimento, carinho e COLO sempre q necessitar…
    Afinal … voce só tem sido COLO!! De nós Familia Gradim!!! Saudosos demais!!!

  20. Pingback: Lily e a incrível viagem de 365 dias ao redor do sol «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 529 outros seguidores