O lado cômico da maternidade

O sapo nao lava o pé

9 Comentários

Não é tarefa nada fácil se tornar pais pela primeira vez com aquela nossa conhecida total falta de experiência prévia e ainda sem a ajuda de ninguém.

Sabe como a gente aprendeu a dar banho no Nicolas? Assistindo videozinhos explicativos na internet. “Ahhhh! Então é assim que segura o bebê na banheira?!” O video era muito bom, mas não ensinava como tirar o bebê e enrolá-lo na toalha ao sair da banheira. Tive que desenvolver a técnica eu mesma. E o medo de deixá-lo escorregar e cair no chão? Nem te conto! Mas a técnica é boa e tudo sempre correu bem.

Quanto à temperatura da água, nunca nem pensamos em arriscar. Compramos logo um patinho que mede a temperatura.

E trocar fralda? Foi na marra mesmo. Não aconteceu nada tão ridículo como naquele filme “Os três solteirões e um bebê” quando um deles coloca a fralda na menininha e a fralda cai no chão quando ela é levantada, lembra?

Mas até a gente aprender bem, a fralda do Nicolas vazou muitas e muitas vezes. Até descobrirmos que tinha que colocar a fralda bem justinha na perninha e depois passar a mão pra não deixar nenhuma beradinha virada pra dentro… Ufff… Demorou, viu? Bom, muuuuito de vez em quando a fralda ainda vaza, e nesses casos digo que o motivo é um verdadeiro mistério pra nós.

Pois é, depois de tudo isso, acho que é até maldade cruxificar a gente por achármos que a música o “O sapo não lava o pé” ainda fosse um hit infantil.

Descobri que essa singela musiquinha já estava ultrapassada quando eu cantei pro Nicolas lá no Brasil e minhas cunhadas racharam de rir e me disseram  “Luciana, essa música é bacaninha, mas não sei se você sabe, mas já existem outras mais atuais…”

É vivendo e aprendendo.

Assim, como eu quero ser uma mãe antenada e “ligada nas parada”, a cada dia aprendo uma musiquinha diferente. Já sei um monte, viu? E atuais!

No entanto… tem coisas que a gente não consegue se livrar assim tão facilmente… Mesmo com um repertório novo eu ainda me pego cantando o “Sapo não lava o pé” pro Nicolas. E pra quem não está familiarizado a letra é assim:

“O sapo não lava o pé

Não lava porque não quer

Ele mora na lagoa e não lava o pé porque não quer

Mas que chulé!”

E no final, eu abano a mão na frente do nariz. Daí o Nicolas aprendeu isso e toda vez que eu canto a música ele faz o gesto. Todo estabanado, é claro. 🙂 E não só no final, mas durante a música toda.

Agora eu pego ele várias vezes abanando a mão na frente do nariz, como que me pedindo pra cantar a música. Eu canto e ele fica na maior felicidade.

Acontece, que depois de tanto cantar ele já não diferencia música nenhuma e faz o gesto pra qualquer música! Eu canto a música dos patinhos – ele abana a mão. Da estrelinha – abana também. Uma música dos Beatles – abana. Cantou qualquer música, tem que abanar o chulé.

É… acho que até ele aprender a diferenciar as músicas e coreografias, ou EU aprender a cantar melhor (é, talvez esse seja o problema!), o sapo volta a ser o hit do momento.

Bom… pelo menos aqui na Nicolândia!

9 pensamentos sobre “O sapo nao lava o pé

  1. Lu, nesse quesito nunca deixe o “velho” morrer. vc nao sabe o quao dificil é, pedagogicamente falando, resgatar tradiçoes, valores, historias, musicas ditas velhas, antigas. Continue com o sapo nao lava o pé ok? bjo

  2. ESQUECI DE DIZER QUE VC ESTA SE SAINDO UMA MAE BEM ESTIMULANTE. COM SUA DEDICAÇAO E A DO RAFA SERA (JA É)UMA CRIANÇA ILUMINADA. BJOS

  3. Ei Tia Helena! Vc está certa mesmo! Não quer dizer que porque é velho que não presta mais. Tanta musiquinha, tanta brincadeira bacana que a gente aprendeu na infância… Pode deixar que além do Sapo, tenho várias outras musicas pra reviver com o Nicolas. Vc vai ver ele cantando (ou fazendo os gestos) na proxima vez que formos ao Brasil! Beijos!!!

  4. hehehhehehehhe!!
    eu tbm acreditava que ‘o sapo não lava o pé’ era um hit, menina!

    a conclusão que eu tiro dessa história toda é que o nicolas ja é apaixonado por música e, com certeza, será um grande coreógrafo com tendencias a longos atos de repetição de gestos! ;P

    beijo, querida!

  5. hahahaha! gostei da ideaia dele ser um coreógrafo… e espero que com essa tendencia pra repetição, os atos dele nao sejam muito entediantes!!!

    E quem sabe um dia ele nao performa o proprio Sapo nao lava o pe, hein? Seria demais!!!! 🙂

  6. Pingback: Terceira parada: Shark Bay (parte 1) « Nicolando por aí

  7. Pingback: Pitfalls « Nicolando por aí

  8. Tirando a letra, alguém já reparou que a música (melodia) é a mesma da abertura dos velhos cartoons Looney Tunes da Warner Bros?

    A grande questão é: quem influenciou quem? Ou música folclórica teve base no cartoon ou é algo ainda mais antigo: talvez a música do cartoon tenha ela própria uma origem folclórica comum…

    • Ei! Interessante colocação… Sabe que eu não tinha reparado isso não? Mas bastante interessante pensar numa origem folclórica comum, né não?

Deixe um comentário

