O lado cômico da maternidade

Refluxo (parte II)

10 Comentários

Continuando… (clique aqui pra ver post anterior)

Hoje em dia o refluxo tem sido muito banalizado. Se o bebê vomita com frequência, logo dizem que é refluxo. Mas não! Pro diagnóstico correto do refluxo, é preciso que o bebê apresente pelo menos parte dos seguintes sintomas (mas atenção, os mesmos sintomas também podem ser relacionados a outros problemas! O melhor é sempre procurar um médico):

– Irritabilidade, choro excessivo ou gritos

– Vômitos ou regurgitação

– Aparentar estar sentindo dor (o Nicolas tocava sempre a garganta)

– Congestão ou muito funga-funga (como se estivesse gripado)

– Problemas pra se alimentar (recusando comida/leite mesmo estando com fome, arqueando as costas pra trás, cerrando os punhos, chorando durante ou após as mamadas, se alimentando pouco mas frequentemente, muitos engasgos, dificuldade de engolir)

– Problemas pra dormir (dormindo muito pouco durante o dia, acordando com frequencia à noite)

– Perda de peso (por vomitar muito ou por não se alimentar bem)

– Infecções respiratórias recorrentes, ouvido, garganta. Chiado, tosse.

– Chorando ao ser deitado pra dormir ou trocar fralda.

Pra minimizar o problema, é importante colocar o bebê pra dormir em superfície inclinada pra dificultar a subida dos alimentos, dar as mamadas com o bebê quase sentado, mantê-lo na vertical por pelo menos 30 minutos após cada mamada, trocar fraldas antes de comer, etc (consulte o seguinte link pra lista completa de dicas (em inglês)). Em alguns casos, medicação pode ser necessária.

10 pensamentos sobre “Refluxo (parte II)

  1. Gente. Eu jurava que Benjamin não tinha refluxo até ler seu post, hahahaha! Mas não se preocupe, ele tem consulta com a gastropediatra esse mês, eu não vou sair feito louca procurando a cura mágica para um reluxo possivelmente não existente!

    Mas que bom que o Nic está bem de novo. Quem vê você postando, nem imagina que estava com um fussy needy cranky em casa… Beijos.

    • Espero que não seja nada viu, Nanda!

      Esse negocio de refluxo é ruim demais…

      Agora quanto à postar no meio da tempestade, é porque eu tô sempre assobiando: “always look on the bright side of life… tchará, tchará, tchará, tchará-ra…” E acho que tá dando certo! 🙂 Beijos!

  2. Pingback: Berço inclinado, uma das soluções para refluxo no bebê | Plugbr.net

  3. Nossa menina, que barra hein? E vc ai sozinha, sem familia por perto pra ajudar… Eu tenho uma amiga que o filho dela teve refluxo qdo pequeno e era um sufoco, super dificil, chorava muito, mas o dele tinha vomitos e tal. E vomitava demais. Ela mesma tinha que levar varias roupas dela pra trocar sempre que saia de casa, pois sempre se sujava muito com vomitos. Mas passou… acho que depois de 1 e meio, ou algo assim… Ele deu uma melhorada com a introducao de solidos, mas so passou definitivamente depois.

    E que bom que vc encontrou um remedinho que ajuda! Espero que ele melhore disso logo! Abracos, Cat

  4. Olá Luciana.

    Nunca tire seu blog do ar viu? Ajuda muuuuuito… eu suspeitava que meu Nicolas estava com refluxo, seus relatos me trouxeram a certeza, me ajudou pra valer.

    Parabéns pelo blog e de muito bom gosto sua escolha do nome do seu bebê… agora um meninão lindo!!!

    abç

    Vanessa Doca

    • Oi Vanessa, muitíssimo obrigada pelo seu comentário! Fico feliz de ter ajudado de alguma forma! Será que todo Nicolas tem refluxo, hein? 😦

      Muito boa sorte com seu bebê. Não é fácil, mas um dia passa. E com o remédio na dosagem apropriada e outras medidas, os sintomas podem ser bastante minimizados.

      Abraços,

      Lu

      • Oi Lú…

        Obrigada por me responder, desculpe minha demora!

        Bom comentário, tem uma amiga minha (Vanessa coincidentemente) tb tem um bebe Nicolas… e ele tb tem refluxo… tadinhos!!!

        Abraços

        Van

  5. Uau, Vanessa! Que coincidencia, hein? Se eu soubesse antes, não tinha escolhido o nome Nicolas! hahaha

    Beijos!

  6. nossa vamos fazer o exame de refluxo amanhã, o meu Nic tem tosse cronica, coriza constante…e depois de mtos remedios e pedi suspeito do refluxo oculto… obrigado por dividir sua experiencia. bju

    • Dani, muito boa sorte com seu Nic! Que vcs descubram ao certo o que ele tem e acertem o tratamento rápido! E que tudo isso passe logo… de coração! Beijos!

Deixe um comentário

