O lado cômico da maternidade

Enfim, um pouco de agito nesse outback

4 Comentários

Acho que agora eu entrei definitivamente na fase aeróbica/descabelada da maternidade…  (tá bom, já tô na fase descabelada faz tempo… Ok, ok, sempre fui descabelada… :-))

O negócio, é que desde que o Nicolas dominou a arte de engatinhar e se levantar sozinho que eu ando o tempo todo igual a uma louca atrás dele! Eu pisco os olhos e cadê o Nicolas? Já foi procurar alguma coisa perigosa/suja pra mexer ou um lugar instável/escorregadio pra ficar em pé com o risco de cair e bater a cabeça numa quina. Eu sei que cair faz parte, mas aqui só estou falando dos riscos sérios, ok? E são justamente estes os lugares preferidos dele.

Daí, passo o dia inteiro vigiando e repetindo: não mexe nisso, não mexe naquilo… porque é perigoso, é sujo, escorrega, machuca ou vai estragar. E não  pensem que aqui são só restrições… não, de jeito nenhum… Aliás, acho até que uns 90% da casa tá liberado pra fuçar. Tudo bem, 80. Tá bom, 60% (é, hoje tá difícil, hein). Mas de qualquer forma, o ponto é que a maior parte da casa é segura-pra-bebê-curioso!

Só que quem disse que ele quer o que pode? Não sei, mas parece até que já nascem com o inclinação pra não acatarem ordens… Bom, quem é anarquista, deve achar isso até legal… mas nesse caso eu queria era saber a opinião da mãe do anarquista, né Ignez?

Por exemplo, hoje eu peguei o Nicolas umas 15 vezes perto do fogão. E como não dá pra diferenciar se está frio ou quente, fogão aqui é proibido sempre. Então vou lá, falo que é perigoso, que é quente, que faz dodói e tiro ele de perto e dou um brinquedinho pra ele se distrair. Funciona? Claro que não. A teimosia curiosidade é maior, e lá está ele de novo com a mão no fogão. Dai depois de muitas repetições frutradas, eu canso e coloco uma cadeira deitada na entrada da cozinha. Funcionou por uns três dias… Agora ele já consegue tirar a cadeira do caminho dele…

Outro momento complicado do dia é quando vou tomar banho. Antes eu colocava ele na cadeirinha dentro do banheiro comigo. Agora ele não quer mais ficar preso (totalmente aceitável), então forro o banheiro com um pano e sento ele no chão com seus brinquedinhos preferidos, aqueles que guardo somente pra esse momento. Mas ele não quer os brinquedos. Ele quer ficar em pé no rodapé molhado do box, pertinho de uma quina azuleijada… Bom, se pelo menos desse pra armar o Jolly Jumper no banheiro, o problema estaria resolvido… Mas como não dá, o jeito é tomar banho à noite, depois que o Rafa chega.

Eu sei que nessa fase é assim mesmo, que tem que ter paciência e repetir até aprenderem. Tem hora que eu me pego duvidando que ele vá aprender um dia. O Rafa me diz que sim, que logo, logo ele aprenderá o significado da palavra ‘não’, mas que bem possivelmente vai continuar ignorando… haha (ele ri).

Alentador, não? 🙂

4 pensamentos sobre “Enfim, um pouco de agito nesse outback

  1. É… dá um trabalho mesmo… e pensar que a gente ficava ansioso pra ele engatinhar logo! Melhor nem pensar quando estiver andando!

  2. Oi Luciana,
    Encontrei seu blog já há algum tempo e sempre me delicio com o que voce escreve. Eu tenho um bebe praticamente da mesma idade do seu, entao sempre me identifico bastante com as etapas e peripecias que vc conta! Atualmente o Francisco está ensaiando seus primeiros passos e anda explorando tudo o que encontra pela frente. entao entendo bem o que voce esta passando com o Nicolas!

    Parabens pelo blog, voce escreve muito bem viu? seus textos sao muito fluidos e criativos!

    • Oi Catarina, muito obrigada pelo carinho!

      Ja que vc tem um bebe quase da mesma idade do Nic, aparece de vez em qdo pra me contar suas experiencias tambem! Adoro ouvir opinioes e experiencias de outras maes!

      Um abraço!

  3. aposto que de descabelada vc nao tem nada… pelo jeito que escreve tem todo o tipo de ser calminha… Olha, e eu sei que nao eh pra rir, mas eu achei a maior graca do Nicolas ja estar tao esperto mexendo em tudo… É… vida de mae nao deve ser facil mesmo! vamos ver se vou ter coragem de entrar nessa… 🙂

Deixe um comentário

