O lado cômico da maternidade

Falha na percepção

9 Comentários

Não é por acaso que você vê corujinhas pro toda a barra lateral desse blog. A mamãe aqui é coruja mesmo.

E pra não decepcionar, vem aí mais uma sessão Corujão…

* * *

Se tem algo que o Nicolas é bom, é em perceber a reação das pessoas e responder rapidamente à elas. Por exemplo: há uns dois meses atrás, ele deu um “grito” e eu fingi que me assustei. Ele olhou pra mim desconfiado, sem ter certeza que ele tinha sido o causador da minha reação. Então ele “gritou” de novo. Eu voltei a assustar. Daí não parou mais e desde então quer me assustar o tempo todo.

O interessante, é que depois de um tempo, eu assustava pouco (tipo “ai, que susto…”) ou muito (“AI, QUE SUSTO!” E levando a mão ao peito) e dependendo da proporção do meu susto, ele passou a dosar o susto que ele me dava – ou fazia ah! baixinho ou AHHHH! grandão. Eu fiquei admirada com essa habilidade dele… #faleiquesoucoruja…

Eu ainda não consegui filmar ele me assutando, mas tenho aqui gravado outras fofuras, como ele dançando (que no vídeo ele ri ao perceber que eu estava dançando de forma bizarra) e me ajudando a guardar (ou quase) seus brinquedos.

Agora algo que tem sido difícil fazer o Nic perceber é minha reação negativa à sua atual mania de dar tapas em tudo… Não quer o brinquedo? Dá um tapão nele (vide video). Não quer mais comida? Tapão na colher. Peguei ele no colo? Tapão no meu rosto. E por mais que eu mostre pra ele com a cara de bem brava que ele não deveria fazer isso, ISSO ele não percebe. Ele até sabe fazer carinho… começa bem devagarinho, mas sempre termina num tapão… ou vários…

Alguém sabe se isso é normal? Será outra daquelas coisas que todo mundo fala que é fase e passa ou é daquelas que se não cuidar piora?

Bom, de qualquer forma, vou começar a ler o livro Criando meninos (Raising boys, de Steve Biddulph). O Rafa tá tirando alguns dias de férias a partir de sexta (já que ele vai trabalhar no Natal e Ano Novo) e vamos aproveitar pra fazer outra viagem… Assim, tô levando o livro  comigo e vamos ver se encontro alguma resposta lá. Mas se qualquer um puder me dar uma luz nesse assunto, agradeço!

Então beijos e até a volta!

9 pensamentos sobre “Falha na percepção

  1. Queridas pessoas, Crianças Pagãs pretende gerar uma blogagem coletiva sobre a “Gentileza”.
    O dia marcado para essa blogagem é o 13 de novembro,
    Por ser também dia mundial da Gentileza, Evento promovido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida, representante da World Kidness Movement.
    Visite nosso blog Crianças Pagãs e saiba mais!

    Grata pela atenção e adesão!

    http://criancapaga.blogspot.com/

  2. Lu,

    queria ter uma maquina que me permitisse dar uma espiada no futuro, cada vez que eu tivesse que tomar uma decisão importante na educação do filhote.
    Acredito na filosofia “Gonzalez” de que os filhos tem que ser criados com amor. Mas, como a resposta da educação que damos aos nossos filhos, não são tão imediatas, (como seria talvez, ensinar que não deve bater, dando um tapa, ou uma palmada ou um grito…?¿?¿??) as vezes tenho a sensação que não estou fazendo a coisa certa… O tempo dirá, mas mesmo duvidando, questionando, e me equivocando algumas vezes, quero acreditar que o caminho é educar com amor, apego e paciencia (muita!) e isso deve bastar.
    Nos episódios de tapas, aqui em casa, a minha reação é colocar cara séria, segurar a mão dele e dizer firme que isso não se faz… Guardar o objeto jogado, tirar o prato da frente… Sair de perto um pouco…
    Se funciona? Não sei dizer… ele continua fazendo… mas percebo que a reação contraria de pedir um abraço, depois de um tempinho (como se fosse um pedido de desculpas) é cada vez mais frequente.
    Se vc encontrar alguma coisa interessante no livro. Conta pra gente. tá?

    Beijos e desfruta da viagem!

    Ah… e o Nic dançando e dando essa risada gostosa, é uma delicia!!

  3. Lu, eu comecei a ler esse Criando Meninos, mas desisti na metade. Não gostei, achei que não fazia sentido o que etsava escrito ali.
    Eu aqui faço cara séria, digo que não pode bater e faço carinho com a mão dele. Mas ele ainda é novinho (10,5m), quando bate é na empolgação… Acho que ele não entende. Mas não custa, né?
    Olha, o dvd é CD e DVD. Eu comprei na Saraiva aqui, mas eles tem um site que vende: http://www.playingforchange.com
    A gente comprou outro pelo site, vamos ver se chega. 🙂
    E o Nicolas está lindo dançando!

    Beijos.

  4. Lu,

    Tambem li Raising Boys e não me acrescentou muito não… Faço coro que amor e paciencia sempre. Repetir que não pode, segurar a mãozinha dele, e fazer isso quantas vezes necessárias. O meu tambem é pequeno, assim também não posso afirmar que funciona.

    A repreensão violenta dá um resultado imediato e até duradouro, mas acredito que um dia a bomba estoura. Não acho que ninguém que é criado apanhando ou com gritos cresce um individuo feliz e seguro. (nao estou dizendo que vc iria fazer isso).

    Entao, segue com a filosofia da Paciencia, com letra maiuscula… Um dia ele vai aprender, Lu. Pode demorar, mas ele aprenderá e ainda será um homem muito doce e carinhoso, vc vai ver!

    Beijos e boa viagem!

  5. Oi Lu otima viagem para voces, aproveitem bastante.
    Tem selinho para voce la no blog, nem sei se voce curte, mas se estiver afim e quiser participar da brincadeira, esta la.
    Abracos e a gente se fala
    Gra

  6. OLÁ LUCIANA, AI QUE LINDO ESSE MENININHO DANÇANDO, GENTE……
    QUANTA FOFURA. AO GUARDAR OS BRINQUEDOS ENTÃO DÁ VONTADE DE ENCHER DE BEIJINHOS.
    SAUDADES,
    TIA FAFÁ

  7. Oi “Lu”, tudo bem…
    Conheci este lugar meio por acaso, passeando pelos blogs… Preciso te confessar que me emocionei muito em diversos posts… O carinho e sensibilidade de suas palavras, relatando a jornada como mãe é quase palpável… Seu bebe é lindo… É uma criança adorável e claro, está numa fase sapeca como todas as demais… Quero dizer que adorei este lugar mesmo! Não vi Link para seguir mas acho que não vou esquecer do nicolando por ai…rsrsrsrs

  8. Pingback: Primeira parada – Pinnacles « Nicolando por aí

  9. Pingback: Catching up « Nicolando por aí

Deixe um comentário

