O lado cômico da maternidade

Catching up

7 Comentários

E chega 2010! Desejo pra todos, que esse seja um ano com noites bem dormidas, saúde pra toda a família e muitas gargalhadas de criança pela casa (pra quem tem criança, é claro…).

Mas antes de continuar com assuntos fresquinhos, eu gostaria de fechar alguns pontos que ficaram em aberto e contar em que pé andam algumas coisas:

O  refluxo – O Nic fez um ano, mas o refluxo ainda segue ali. Uma ou duas vezes por mês eu tento suspender o remédio por alguns dias, mas nas últimas tentativas os sintomas reapareceram, e nestes casos não tenho outra opção senão voltar com o remédio. Mas pelo menos fica tudo bem.

Homeopatia – Nunca tinha pensado em usar homeopatia antes de ter o Nicolas, mas desde que fiquei grávida e me voltei pras coisas mais naturais e saudáveis, é que passei a considerar seriamente a introdução da homeopatia aqui em casa. Daí, um dia li este post da Flávia do Astronauta, que eu chamaria no mínimo inspirador e vi que era o caminho certo a tomar. Assim, aproveitamos a última viagem pra Perth e marcamos uma consulta com um homeopata, já que em Kalgoorlie não tem. Voltamos pra casa cheios de vidrinhos com conta-gotas. O Nicolas AMA tomar a homeopatia, mas infelizmente não tem feito efeito contra o refluxo. Vamos ver se conseguimos ir ajustando as dosagens…

Alergia/intolerância – Depois de muito pesquisar decidi que não daria leite de vaca ao Nicolas. Mas acabei me rendendo ao leite A2 uma vez aqui e outra ali na hora de preparar uma vitamina, o que coincidiu com o período de prova da homeopatia, e o Nicolas simplesmente não dormia. Acordava a cada hora se contorcendo e chorando e quando finalmente dormia, tinha o sono agitado. Bom, em parte, era o refluxo outra vez. Então voltei com remédio regularmente, mas o sono continuava interrompido, até que suspeitei do leite de vaca. Li e vi que os sintomas de alergia ou intolerância podem ser bem tardios e variados, e não necessariamente incluir inchaços, vômitos ou vermelhidão. Assim, que dois dias após a total suspensão do leite, o sono do Nicolas melhorou 100%. E assim, voltei ao plano original, livre do leite de vaca. Nem um tantinho assim…

Sono – E em falando em sono…  Após 14 meses e meio, finalmente as coisas se ajustam… O Nicolas tem dormido melhor que nunca, e por fim, no seu próprio berço (que fica ao lado da nossa cama, mas já é um avanço!). Já não mama mais à noite e quando acorda, não passa de duas vezes (que pra quem chegou a acordar até 20 vezes ou demorar 3 horas pra voltar a dormir está excelente!). E como por causa do refluxo o Nicolas sempre foi acostumado a dormir no colo em posição vertical, o nosso maior desafio agora tem sido ensiná-lo a pegar no sono sozinho. Pra isso, estou quase terminando de ler o ótimo livro da Pantley “The no-cry sleep solution for toddlers and preschoolars”.

Agora temos uma nova rotina (linda e consistente) pra ele antes de dormir, que finalizamos lendo livros à luz de velas e escutando um cd com sons da natureza. E tirando os dias que ele simplesmente sai andando e não dá a menor bola, posso dizer que está indo bem. Eu sei que leva um tempo até ele se adaptar. No entanto, a parte do berço tem sido um caos. Se levamos ele pro berço antes, fica super agitado, andando de um lado pro outro e querendo colo. Se o levamos quando está bem sonolento, chora imediatamente e se esperneia, mesmo se ficamos do lado dele. Mas seguimos, um pouco todos os dias. Quem sabe daqui uns 3 anos ele não aprende? 🙂

Tapas – Li “Criando meninos” na tentativa de entender o comportamento do Nicolas de dar tapas na cara da gente, no prato de comida, ou em tudo o que ele não quer. Mas pra esse assunto em especiífco, o livro não ajudou não (aliás, devo dizer que não gostei do livro em geral). Então por um tempo eu passei a ignorar os tapas, ao invés de ficar falando que não podia, e funcionou… temporariamente. Agora ele está de volta com os tapas e eu tenho a impressão que são carinhos que ultrapassam a medida da força… Vamos ver até quando duram…

Lumpy foodtinha melhorado, agora voltou tudo de novo. Não suporta nenhum pedacinho maior na boca e agora tira com a mão e me entrega, um por um. E também voltou a vomitar de vez em quando. Junto com a hipersensibilidade pra texturas, tambem não deixa mais limpar ao redor da boca, ou escovar seus dentes… Mais uma carga de paciência… e de novo o mantra “vai passar… vai passar… um dia vai passar…”

O pediatra – Contei em outubro do ano passado que consegui a tal carta de encaminhamento pro único pediatra da cidade, né? Pois levei a carta ao pediatra no dia seguinte e sabe pra quando é a consulta? 24 de fevereiro! Isso mesmo, mais de 4 meses após! Felizmente temos conseguido contornar tudo e o Nicolas tem se sentido bem, senão não sei como seria…

Com esse tanto de coisas contadas, acho que estamos zerados pra começar o ano… e com a certeza de que hoje estamos melhor que ontem…

7 pensamentos sobre “Catching up

  1. Tomara q i Nicolas ñ sofra de intolerância, ñ é nada fácil viu. Aliás, pode ser só uma alergia, no caso ele pode consumir o leite em doses limitadas. O Calebinho aqui já sabe, qdo quer comer algo pergunta logo: -Isso dói minha barriga mamãe?
    Desejo um ano bem legal, e que tenhas os sonhos realizados.

  2. Ei Lu… vc é uma mulher muito forte, viu? Nao deve ser facil criar seu filho aí longe do suporte da familia e amigos e ainda lidar com refluxo e tantas outras coisas. O meu marido tem refluxo e nao sei o que faria se fosse com um dos meus filhos, ainda mais nessa idade que ainda nao conseguem se expressar.

    Mas tenho certeza que isso vai passar logo. Tambem ja ouvi falar que bebes com refluxo têm mais propensao à alergias. Talvez seja mesmo melhor evitar leite de vaca por um tempo e tentar mais tarde de novo (se vc quiser). Leite de vaca é muito forte mesmo e eu particularmente nao gosto. E vc sempre pode substituir por iogurte!

    Qto à comida, ele vai amadurecer, Lu. Tenho certeza. Qdo vc menos esperar ele vai começar a comer de tudo com facilidade e vc nem vai lembrar direito de tanto sufoco que passou pra ele comer um carocinho. Alguns bebes demoram mais pra algumas coisas e se desenvolvem rapido em outras… Veja como ele é um bebe tao esperto e inteligente!

    Estou aqui torcendo por vc. Pode contar comigo sempre, nem que seja pra um desabafo.

    Beijos com carinho…

  3. Uff…. quantas coisas!!
    Sobre a homeopatia, é realmente uma pena que não tenha um homeopata perto de vocês, comigo aconteceu de ter que mudar varias vezes as bolinhas até acertar, a que realmente faz efeito. Mas como eu já falei antes, não sei o que te dizer sobre refluxo… e só posso te desejar que passe logo.

    me indentifiquei totalmente com o que vc falou sobre o sono do Nic, aqui em casa, com 14 meses mais ou menos foi quando as coisas começaram a melhorar, tambem li o livro da Pantley, que me fez ser mais constante na rotininha de dormir. Aqui usamos um colchaozinho ao lado do berço, e me deito com ele, conto historinhas, e fico lá até ele pegar no sono… Antes subia ele pro berço, que agora virou caminha, mas ultimamente ele sempre acorda em baixo mesmo. Aqui em casa o “problema” atual são as sonecas da tarde, porque ele resiste todo que pode pra não dormir, e se consegue… não tem quem aguente no fim da tarde…

    um 2010 de noites (e tardes) bem dormidas para todos nós.

  4. ô Lu, que mãe linda que você é!!!

    acho que é basicamente isso que eu tenho a dizer!
    poderia dizer da adimiração que tenho por vc e pela sua familia [daí e de cá], mas acho que isso eu ja disse…. eu tento absorver essa forma leve e simples de levar a vida… muita garra com suavidade; e uma alegria muito peculiar suas… bonitas patti-são-lu!

    que dois mil e dez seja ano de melhorias por todos os lados!

    um beijo pra vocês daí [incluindo a patti!]

  5. Oi LU. Eu leio seu blog desde a crise de 8 meses do Nicolas, qd o meu entrou na crise dos 6….rss. Vejo que seu menino tem refluxo, o que me identificou mmais ainda. O Eduardo( 11 meses ) meu filho tb tem, e oculto. Comecei a usar homeopatia desde 1 semana atras. Ainda nao fez efeito.Moro em Ipatinga, MG e encontrei uma boa homeopata por aqui. Mas o que eu queria te dizer, eh que como eu amamento tive que fazer uma dieta enorme, que inclui a nao ingestao de carne vermelha, de porco principalmente, chocolate, pimentao, cafeina e refri, por causa das crises, e melhorou muito. Depois eu te conto mais, pois o Eduardo esta chorando agora. Beijos, Erika

    • Oi Erika! Fico muito feliz de saber que voce conseguiu levar a amamentação adiante, mesmo com o refluxo do Eduardo. Que coisa boa! Infelizmente, apesar de todos os esforços, nao consegui amamentar o Nic por muito tempo. Ele chorava muito e recusava o peito só de ver. Mas acredito que se o refluxo tivesse sido diagnosticado mais cedo e eu tivesse introduzido um remedio ainda nas primeiras semanas, ou mudado minha dieta, como vc disse, a amamentacao teria avançado…

      E que bom que seu bebê tem estado melhor após a mudança na sua dieta! Realmente é um grande alivio quando a gente consegue descobrir algo que minimiza o sofrimento deles ne?

      E se puder, volte depois pra me contar como vai a homeopatia, ta? Beijos!

  6. Pingback: There were three in the bed… « Nicolando por aí

Deixe um comentário

