O lado cômico da maternidade

21 meses nicolando

10 Comentários

É Nic, você está me saindo um verdadeiro rapazinho, sabia, meu bem? Todo esperto, falante, independente e tão carinhoso… É difícil explicar, mas sinto que por trás dessa carinha sapeca existe tanta maturidade em você. Às vezes, chego a ter a impressão que não tenho nada pra te ensinar, que você já sabe tudo.

Um exemplo disso é quando te observo brincando com outras crianças.  Sem muito esforço da minha parte, você é carinhoso e gentil com todas elas; até hoje não revidou se alguém te empurra, nunca brigou por brinquedo nem por nada e pra minha admiração você só escolhe os brinquedos que ninguém está brincando. Eu não sei se esse comportamento vai durar pra sempre – talvez não – mas já vibro com esse seu jeito “cavalheirinho” de ser de agora.

Outro dia, tinha uma menininha sentada chorando no parque, você lembra? e o que você fez? Chegou perto, se agachou pra olhar bem na carinha dela e deu seu (amado) trenzinho pra ela. Por pouco quem não estava chorando era eu… 🙂

Já em casa, as pequenas birras começaram, mas felizmente nunca duram muito tempo. Você chora e me bate quando é contrariado, daí eu olho nos seus olhos, te explico porque não pode e na maioria das vezes você aceita e vai brincar feliz. Outras vezes tenho que te distrair com outra coisa, e em pouco tempo você nem lembra mais que queria aquilo.

Mas bonitinho mesmo é quando você apronta uma travessura e você mesmo fala “danadinho” ou “sapeca”. Em geral isso acontece quando eu te pego mexendo no computador. Você fala “Ícus sapeca” e começa a digitar e a mexer no mouse bem rápido, como que pra aproveitar ao  máximo enquanto eu não te tiro de lá. E ri muito quando eu te carrego de lá te fazendo de helicóptero (segurando você pelos pés e mãos juntos, como uma trouxinha de roupa e fazendo tu, tu, tu, tu, tu).

E além das tantas coisas que você fala, também escuto com cada vez mais frequencia você dizendo “por favor”, “licença” e “obrigada”. Ah, notou, né? Isso mesmo,  você fala “obrigad-a” como a mamãe. Ou se é pra outra pessoa, “thank you”. Sim, porque mesmo a gente só conversando em português com você, você já sabe várias palavras em inglês também.

E agora, felizmente tá mais independente pra dormir também, né meu bem? Antes tinha que segurar a mão da mamãe pra pegar no sono e toda vez que acordava de noite, agora já não precisa mais (apesar de continuar acordando muito de noite). E desde ontem que tem ido tirar as sonecas sem eu precisar estar por perto. Só vou lá, te ajudo a subir no berço, te cubro com sua adorada colcha de carros, dou beijinho e saio – e você dorme sozinho. Daí, quando me lembro que até os cinco meses você só tirava soneca no meu colo – pois era a única forma de você dormir – custo a acreditar que tudo já avançou tanto, e  o melhor: que tudo tem sido no seu tempo.

E no mais, você agora conta até cinco, já não chama mais toda criança de neném e agora sabe que existe menino, menina, homem e mulher (tá vamos deixar os gays pra uma outra etapa…), sobe na cadeirinha pra comer, fecha o cinto de segurança e põe a bandeja sem ajuda, repete tudo o que os outros falam, seja em português, inglês ou chinês (!), conta o que fez no dia e o que quer fazer usando frases quase completas (Ícus foi parque, brincou balanço, brincou escorregador, caiu, machucou boca, etc. Agora Ícus quer passear de carrinho, quer brincar parquinho, quer tirar foto, etc). E fala tudo com aquela voz grave… ou aquela voz “cheia” como bem descreve sua madrinha.

E aqui, um videozinho de você cantando “Cai, cai balão” e “U-á-quá-quá”, os grandes hits do momento aqui em casa.

* * *

E pra quem interessar, essas são as letras das musiquinhas que ele canta no vídeo:

Cai, cai balão

Cai, cai balão

Na rua do sabão

Não cai não, não cai não, não cai não

Cai aqui na minha mão

~~~~~

O sapo, o sapo

Que mora na lagoa

Não tem, não tem

Rabinho e nem orelha

U-á-quá-quá

U-á-quá-quá-quá-quá

10 pensamentos sobre “21 meses nicolando

  1. Olá Lu td bem?
    Obrigado pelo comentário, estou iniciando nesse novo mundo dos blogs..rs… muitas vezes tenho vergonha em escrever, mas procuro ser o mais natural e transparente.
    Bem, minha viagem está chegando sim, e estou cada dia mais ansiosa, mas vai dar tudo certo. E pode deixar que eu vou contar tudo, nos detalhes.
    Valeu pelas dicas, e quanto as férias, estamos aproveitando os últimos dias. Mas já fiz isso tudo que você falou…rs Pra você ter uma idéia, conheço todas as músicas da Xuxa, Patati Patatá, Galinha pintadinha e por ai vai.
    Mas é isso ai, mãe tem que participar.
    Agora falando do Nícolas, ele está lindooo. E pelo que você descreve, ele é muito esperto e educado também. Parabéns.
    Agora estou em fase de preparativos pro aniversário da Luana e pra viagem, por isso meu blog está abandonado. Mas assim que resolver tudo, vou me dedicar mesmo.
    Eu adoro ler blogs, tem muitas dicas, e histórias interessantes.
    Tudo de bom pra você e sua família.
    Bjos

  2. Que menininho mais fofo e esperto, Lu. Sabe que o André, meu mais velho, sempre foi tranquilo tb? Nunca me deu trabalho no convívio com outras crianças nem nunca foi muito birrento. Acho q pode ser da personalidade deles, sabe? Porque o Lucas sempre foi de gênio difícil, esquentado e briguento, desde bem pequeno. Então acho que vc tem um anjinho dos mais puros em casa!!!

    E

  3. Deu algum pau no resto do meu comentário…

    E que coisinha linda ele cantando Lu! Fiquei apaixonada!

    Beijos pra vocês!

  4. Fala sério!
    Nic tá um fofo e ainda é cavalheiro?
    demais!
    adorei o vídeo.
    bjocas

  5. Oi Lú, que legal, seu filho é um gentlemen…rs, fofo fofo fofo. Fico super orgulhosa também quando meu filhote agradece a todos por qualquer atitude e pede por favor antes de tudo e todo mundo fala “que fofo” adoro adoro, também adoro generosidade, quando ele ve um amigo chorando e diz “não chora” quando ele oferece tudo o que está comendo ou bebendo pra quem estiver perto…acho que é sinal que estamos fazendo um bom trabalho e que eles tem uma personalidade e um caráter bom né? o meu é um tanto quanto agressivo quando se trata de defesa e ataque… eu tento super controlar e mostrar que não é por aí….ele tá aprendendo, mas enfim…. parabéns pelo Nico. Quanto as ilustras, quero super… na verdade pensei em duas coisas, uma estampa pras minhas camisetas, ex uma série de 3 bichos, só a carinha e outra coisa uma ilustra de todos os bisnetos da avó do meu marido que aniversaria em setembro… será que rola? rs rs tem como me passar um orçamento?
    meu email pessoal franken@globo.com

    um super beijo querida

  6. Coisa mais linda do mundo! Que coisa mais fofa essa historia dele ir consolar a menina chorando! Esse aí tem tudo pra ser um homem sensivel no futuro… Mas acredito que muito, graças ao exemplo que ele tem em casa de vocês, pais amorosos e dedicados. Parabens pelo pequeno cavalheiro falante e cantorzinho… muito fofo o video!

    Beijocas!

  7. Que menino mais lindo, gente! A história do trenzinho mostra bem como ele é, né? 🙂
    Lu, depois, se você quiser mais dicas de livros pra comprar aqui no Brasil, é só dizer.
    bjos

  8. Adorei o vídeo, Lu!

    Ah! E também adorei ver a vassoura dele ao fundo… Lembranças…

    Beijos.

  9. Que coisa mais fofa este menino!

    bjs

  10. Oi Lu, muito bom ser mãe né?

    Descobri teu blog sem querer e agora virou leitura obrigatória. Também sou mamãe de um menino e adoro ler tuas aventuras com o Nic.

    Beijos
    Van

Deixe um comentário

