O lado cômico da maternidade

Não copie, inspire-se!

11 Comentários

Como toda criança, aqui em casa o Nicolas copia tudo o que a gente faz. Ele  calça nossos sapatos, anda pela casa com minha bolsa pendurada no ombro e finge que conversa ao telefone, inclusive andando de um lado pro outro, com a cabeça meio tombada e imitando meu modo de rir.

Na minha infância era assim também. Lembro direitinho de quando eu cortei o cabelo de TODAS as minhas bonecas quando minha mãe fez o curso dela de cabeleireira. (Depois disso dava até pra eu montar um teatrinho de terror com bonecas carecas…)

Já na minha adolescência, me apaixonei pelos livros, poesias e músicas e adorava copiar trechos ao lado de um desenho meu pras minhas amigas.

Copiar os outros e ideias faz parte da nossa vida. A gente imita atitudes com as quais nos identificamos, repete piadas e expressões, usa conclusões de pesquisas de outras pessoas, nos inspiramos em uma música ou uma pintura e até copiamos um texto inteiro com o argumento de que “não poderíamos ter escrito melhor”.

E não há nenhum problema nisso.

O problema, é quando nos apropriamos dessas ideias como se fossem nossas, sem dar crédito ao real criador.

Pois hoje é dia de blogagem coletiva a favor da ética, honestidade e  transparência na blogosfera (e na vida!). A ideia foi da Carol e surgiu depois do perfil da Camila ter sido usado por outra pessoa como se fosse o próprio. E depois do grito da Camila, agora vêm surgindo outras histórias cabulosas de plagio entre blogs.

Feio.

E plagiando a própria Camila: “ Boas maneiras, boa educação e gentileza são grandes virtudes e valores que precisam ser aplicados em todos os tipos de relação, sejam elas íntimas, familiares ou virtuais.”

Selinho que a Anne fez. Clica na imagem pra conhecer o blog dela.

 

11 pensamentos sobre “Não copie, inspire-se!

  1. Parabéns para o Nick-Nicolas!
    (Como estão as noites de sono por aí, hein?)

    Eu fazia bola com as cabeças das bonecas. rsrs Minha mãe quase morria do coração. Mas acho que cortar o cabelo das bonecas toda criança já fez! rsrs
    Beijão!

  2. Como sempre, adoro a sua maneira de escrever, até para falar de coisas sérias! Sim, porque isso é muito sério! E como vcs ja sabem e disseram, esta acontecendo cada vez mais, infelizmente! Vejo pessoas pegarem posts inteirinhos de outras, sem dar contexto, fazendo parecer que foram escritos por ou para elas e na verdade, foram simplesmente replicados. Ja vi até blogs pegando matérias de grandes portais e escreverem como se fosse um post delas…(ousado, não?!)
    Plagio de perfil, ainda não tinha visto, mas agora, com essa da Camila, tudo pode acontecer! Só nos resta denunciar essa falta total de ética e parar com certas relações. Enfim, um dia a casa cai!
    Bj grande para você,
    Sut-Mie

  3. Lú querida, realmente é o fim da feira, o fim dos tempos…
    e sobre o comportamento do Nick, aqui em casa é igualzinhooooooooooooooooooooooo, juro, ele veste todos os sapatos (com a minha bolsa ele não sai porque é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito grande rs rs rs) mas imita tudo, repete tudo o que falamos, sabe aquele momento ai caraaaaaaaaaaaaaa… então, agora eu e o marido estamos nos policiando 100% com tudo o que falamos perto dele, ele processa e repete imediatamente…rs e sobre este case dos blogs, chato, feio, triste, detesto, tô na roda também pra ajudar, pra mostrar minha indignação, mas é muito chato, tem umas histórias que eu fico com MEDA!
    bom amoreca, um beijão
    saudades!

  4. Adorei sua visita e obrigada pela “linkada” e por apoiar a causa! Seu blog é um charme, virei mais vezes!
    Bjos
    Anne
    mammisuperduper.blogspot.com

  5. Oi Lu tudo bem?
    Estou tentando atualizar minhas leituras e aos poucos vou lendo e comentando ta? Espero que entenda.
    Adorei seu texto sobre copia e penso como você, usar texto e não dar crédito, para mim isso e´roubo e dos feios.
    Espero que toda essa situaçao diminua um pouco ou que pelo menos algumas pessoas (as que copiam) percebam que nos nao estamos adormecidas nos nossos mundos e vemos além dos nossos blogs.
    Abraços e otima semana para voces.
    Gra

  6. Lú preciso falar com vc urrrrrrrrrrrrrgente…rs sobre uma ilustra urgente idem…rs
    me manda email please?
    bjs

  7. Oi Luuuu..que bom q vc aderiu tb!!! vc viu qu feio,né?rsrs..a gente brinca,mas isso é mt serio..gente sem personalidade tem aos montes..mas dai se apropriar de algo idevidamente..já vira crime!! fiz um combinado entre as mamaes..quem constar um plagio,avisa as outras na horaaaaaaaaa…absurdo isso!!!
    bjs e m vc e no Nic!!! otima terça!!!
    😉

  8. Lú, concordo com você. Hoje temos acesso a um volume tão grande de informação e dado que não precisamos ficar simplesmente copiando. É o caminho mais fácil, pois a pessoa não precisa se dedicar muito é apenas… copiar. Pesquisar, ler, conversar, imaginar, inspirar e várias outros verbos são ações que podemos ter para criarmos a nossa percepção. 10 ideias podem virar uma especial nossa. É mais gostoso descobrir e inventar. Temos espaço para isso hoje. Dizem que o conteúdo de um dia do New York Times equivale ao volume de aprendizado de uma pessoa no século XVIII… e eles inventavam muito.
    Mas devemos também separar o que ensinamos e geramos conhecimento para as pessoas do que elas simplesmente copiam.
    Beijos!!!

  9. Luuuu..ué,eu tinha deixado um recado aqui!! ;-(
    rsrs…bem,eu to meio loka esse dias mesmo…rsrs..
    que bom q vc tb aderiu,amiga!! Isso é mesmo um assunto serio,e nos temos todas que ficarmos unidas e por a boca no trombone quando a gente ve essas coisas…
    è muito chato saber que alguem lhe copia descaradamente..é uma sacanagem!!
    Espero que as pessoas se toquem e que isso tenha fim!!!
    beijos enormes e uma otima semana p vc e para o NIc!!!
    😉

    • Ana querida, seu outro comentário tinha ido pro spam, não sei porque… Mistérios… Agora tem dois comments seus! Eeeehhh! 🙂 E pode deixar que vou fazer parte do grupo de detetives da blogosfera! Combinadíssimo! Beijos!

Deixe um comentário

