O lado cômico da maternidade

e a mamãe, é tine?

9 Comentários

Se tem uma coisa que sempre gostei nessa vida é de tomar chá. Comecei tomando o chá mate que minha avó fazia (numa daquelas chaleiras super bacanas que apitam), mas só fui tomar gosto mesmo, a ponto de tomar todo dia, quando eu morei na Austrália. Sim, porque eles podem não ter herdado patavina do sotaque dos ingleses, mas sem dúvida herdaram a paixão por chá.

Pode reparar, em qualquer lugar que você for na Australia – seja num restaurante de beira de estrada, num posto de saúde do bairro ou numa festinha de criança cheia de balões coloridos – bem lá num cantinho vai ter uma mesinha com água quente e teabags pra você preparar o seu. Aliás, ai da brasileira orgulhosa que cismar de fazer festa pra cria e encher a mesa de brigadeiros e enfeites mil mas nenhum chá – de repente ela vai olhar e ver as australianas todas se pirulitando dali em busca de um lugar que lhes sirva uma boa xicara de earl gray, ao invés de umas bolinhas marrons esquisitas.

* * *

E como não podia deixar de ser, Nic, menino nascido em terras dos cangurus (ou cuiúiús, como ele diz), também adora um chá. O preferido dele (TALVEZ por que seja o único que a gente dá pra ele tomar – oi?) é o de erva-doce. Gosta tanto que além de tomar muito, também quer dividir o chá com seus maiores ídolos nesse mundo – os seres de rodas.

– Olha, mamãe, Nicolas tá dando um monte de cháS pros carrinhos.

Ah sim, notou o plural? Nic agora virou o rei da conjugação. Não lhe escapa uma!

– Mamãe, oS caminhÕES estÃO passandoS na rua!

– Olha! OS dois carrinhoS caiuS!

– OS fogoS estÃO queimando muito o carro! Mas o caminhão de bombeiro TINE vai salvar.

Ops, dá pra voltar aí? “Tine”????

Pois é, também não sei que que é não. Nic inventou essa palavra, assim como outras cinco mais. Acho que como estratégia pra suprir o que lhe falta ainda em vocabulário, sabe? Ele sabe O QUE quer dizer, mas não sabe COMO, então inventa. Já tentei investigar mas ainda não sei bem o que vem a ser o tal de “tine”.

– O que é tine, Nic?

– É o carrinho.

– Esse aqui?

– Não, esse não. O verde.

– Ah, o carrinho verde é tine… E o trator amarelo é tine também?

– Não, não é tine não!

– E o caminhão de lixo?

– É!

– É?! E a mamãe, é tine?

– Não!

– E o papai?

– Não! Só carrinho é tine.

– Ah! Então aquele carrinho de corrida ali é tine?

– Não, só carrinho tine é tine.

Viu só?

Mas daí, que ontem chegou aqui em casa um embrulho especial, vindo de uma querida amiga lá dazinglaterra. E o que que ela mandou pra gente? Só coisa boa: livros, cartinha, desenho, chá (eeeehhhh!!!) e um carrinho preto pro Nic, que quando abriu a embalagem gritou:

– Uau! Um carrinho tine!!!!

Ou seja, “tine” SÓ pode ser bom.

(O que me deixa aqui pensando porque será que nem eu nem o Rafa somos “tines”… Humpft!)

* * *

E eu, que sou passada de tudo (too much tea?) contei que Nicolas estava doente, mas nunca voltei pra dizer que ele melhorou. Sim!!! Melhorou! Foram 8 dias de sofrimento pra ele e pra gente. 8 dias sem ele comer NADA, nem um grão de arroz e vomitando TUDO o que bebia de tanto tossir, inclusive os remédios. Tem noção do sufoco? A pancinha dele que em geral é uma bolinha (não me pergunta como) tava esmilinguida de dar dó. Assim como nosso coração, né? Foi uma correria de médico, hospital, raio-x, suspeita de broncopneumonia e lá fora, só chovendo e fazendo frio. Aqui dentro, troca lençol, lava lençol, troca roupa vomitada, lava roupa vomitada. MAS passou!!! Nicolas voltou a ficar coradinho e com a pancinha roliça de sempre!

Mas agora, o que mais me espantou nesse período que ele ficou doente foi perceber que a mania de limpeza e organização que ele tem superou todo e qualquer incomodo de vomitar sem parar.  Sim, porque Nicolas é daqueles que não pode ver um pedaço de roupa sobrando pra fora da gaveta que ele vai lá arrumar. Nem um tapete meio bagunçado ou uma porta do armário aberta. Só o que eu não esperava era vê-lo vomitando e falando enquanto vomitava: quer limpar, mamãe! Quer limpar!

Tadinho, gente… Mas que Deus conserve essa qualidade, viu? 🙂

* * *

E aproveitando que eu não passo aqui todo dia, vou deixar aqui também meus parabéns pro meu irmão que casou!!!! O convite foi enviado pra cá há mais de um mês atrás, mas só chegou aqui no exato dia do casamento. E eu achei o convite tão lindo, tão fofo, tão a cara desses dois doces-de-coco, que se não faltasse só 3 horas pro casório eu teria pegado o primeiro avião e ido dar um abraço neles. Mas fiquei sabendo que a cerimônia foi maravilhosa, que a Ana entrou na igreja dançando e que foi uma choradeira geral… Ou seja, só pode ter sido um casamento TINE, né? Felicidades pra vocês, meus amores! Beijos de todo mundo aqui!

9 pensamentos sobre “e a mamãe, é tine?

  1. Ai, Lu, seus posts são sempreS maravilhosos!! AdoroS todos! SentiuS os plurais? Hahaha!!! Pois aqui em casa é a mesma coisa… O mais legal são os plurais do tipo “vou desenhar dois coraçãos” rsrsrs
    Agora, eu acho que ele ainda não verbalizou, mas tenho certeza de que ele acha a mammy dele a mais TINE de todos os seus pertences! Se ele não acha, eu acho!
    Lu, você é TINE demais!!!
    Grande beijo 🙂

  2. nic e seus TINEs!,ele é dos meus,inventa seu propio vocabulario,rs,também sou assim,quando nao consigo lembrar a palavra que eu queria falar eu invento ou falo o tradicional”bregeço”,ah eu tbm adoooroo cha,prefiro mil vezes o cha do que o café(odeio café),que bom que o nic melhorou,deu um susto em mim em!
    lu tudo de bom pra vcs ai,um beijo e até logo!

  3. Lu, sempre passo por aqui para acompanhar seu blog. Adoro seus posts e seus desenhos!!!
    Adoro chá e acabei de escrever um post sobre um Chá de Páscoa que realizei aqui em casa na sexta-feira passada. Passe em meu blog para conferir e ver as fotos. Acho que você irá gostar!!!

    O endereço do blog é: http://www.donadecasadonadomundo.blogspot.com

    Seja muito bem-vinda!!!

    Beijos para você e para o fofo do Nic!

    Lívia.

  4. Poxa, nem mamãe nem papai são Tine… tsc tsc tsc.
    Ai frô, aqui também “melhoramos”, não foi fácil, tava pedindo trégua já…
    Acaba cm a gente né?

    BJos

  5. Oi Lu, sempre que vejo post novo seu, corro pra ler, pq adoro seu jeito de escrever. E o Nic é fofo demais. Essa história do TINE me deixou super curiosa, se vc um dia descobrir o que significa não esquece de vir aqui contar hein.
    Beijos

  6. Oiiiii Lu!! hahaha..dei risada aqui com teu post!!O Nic está cada dia mais esperto einh…olha , eu acho que vc é sim muito Tine!!hahaha..
    não sei o conceito dele,´mas já adotei como legal!! 😀
    Beijos e uma semana Tine para vcs!!! rsrsrs…

  7. Lú querida, nem sabia do dodói do Nic, sou solidária super, já passei por algo parecida com o Davis em terras estrangeiras num hotel, foi trash amiga, tomou antibiótico tive que trocar depois de 5 dias ou seja 15 dias de antibiótico, e vomitava tudo, não comia uóooooooooooooooo… agora estamos na fase dor de garganta e little estomatite tem fome mas na hora que engole “humm não dá mamãe” e aí eu dou sorvete e líquidos gelados… enfim, vamos levando né amiga, ser mãe é isso…
    Adorei o Tine, e adoro o fato de ele inventar as palavras…. o Davis também tá na fase plural, super fofa né? a gente fica com orgulho…rs
    Ontem te mandei email, depois dá uma olhada, tava atualizando tudo, e agora vim aqui me atualizar de vc amiga!
    saudades mutchas
    beijo grande

  8. Lu, agora vc vai ter que descobrir o que é tine para contar pra gente!! Fiquei aqui pensando, fazendo associações possíveis com os carrinhos… e nada. Vou perguntar pro Bento, quem sabe ele dá uma dica pra gente.
    Sabe que também adoro chá?? Gosto mesmo, e não só de erva-doce! Mas em festa de aniversário não dá né… nesse caso eu prefiro as bolinhas marrons mesmo.
    bjos!

  9. Pingback: Essa é amiga mesmo! « Nicolando por aí

Deixe um comentário

