O lado cômico da maternidade

O primeiro voo do helicóptero

17 Comentários

Post escrito ontem, sob meia-luz e um danado sentimento de frustração materna. O nome do post seria “des-fraude” e começa assim:

*

Mãe é tudo boba.

Quando Nic tinha 1 ano e 9 meses chegou pra mim e disse queria fazer cocô no banheiro. Aquilo me pegou de surpresa e logo pensei que sorte a minha, pelo visto eu tinha me livrado da maldição do desfralde traumático. Fomos, sentamos juntos, ele no vaso, eu no chão do lado dele, mas depois de alguns minutos, me pediu pra colocar a fralda e sentar de novo no vaso. Assim mesmo ele fez seu cocozinho. Não foi perfeito, mas pra mim aquilo era o começo de um verdadeiro “conto de fraldas“, onde o mocinho higienicamente faria seu cocô no vaso ou penico todos os dias e sem complicações.

* * *

Só que depois disso veio outono frio e chuvoso, veio inverno com neve, chuva e temperaturas de -10, veio primavera fria e chuvosa. E eu sempre ouvindo “não, penico não, mamãe, tá muito frio!”. E daí, veio o verão, que quase não veio e já se foi. Com isso, 1 ano se passou!

* * *

Dia desses, quando ainda não estava quente, mas já não fazia TANTO frio, arrisquei comprar umas cuecas. Fomos juntos e ele escolheu todas, com suas figuras preferidas. Uma dos carros, outra dos carros e mais uma… dos carros. Voltamos pra casa animados.

“Oba! vou usar cueca de menininho grande” – dizia ele. “Ufa! Até que enfim vou me livrar desse monte de lixo!” – pensava eu.

Qual nada. Já disse que mãe é tudo boba?

Os dias foram passando e nada do Nic se incomodar de estar molhado e até sujo de cocô. O que eu via, dia após dia, era um menininho de 2 anos e meio vivendo em perfeita harmonia com seus rejeitos. Apavorante e nojento. Minha vontade era de chorar, – e vai ver até que chorei mesmo. Mas daí decidi que ele não estava pronto. Hoje, depois de quase 3 meses que voltamos a tentar, quase nada mudou. Ele adora fazer xixi no penico, nas plantinhas, no vaso – mas NUNCA pede, então, tenho sempre que estar chamando a criança pra ir ao banheiro. Daí ele vai, faz um pouquinho de xixi, fica tão feliz que se levanta pra vibrar e ver o produto lá dentro. E faz isso 10 vezes, cada vez é uma gota de xixi. Se eu ponho ele pra fazer em pé, se empolga e molha tudo ao redor, de pura felicidade de ver o xixizinho saindo.

Um entusiasta.

Já cocô, nunca fez. Prometi pra ele um helicóptero de $1 dollar pro dia que ele fizer. E enquanto isso, o helicóptero está lá guardadinho no armário, torcendo pra que o piloto resolva logo usar o aparato plástico pra juntos comemorarem com um primeiro grande voo.

* * *

Mas como estava com muito sono, escrevi isso pra postar no dia seguinte. E eis que hoje, algo extraordinário acontece… 

– Nic, vamos fazer cocô no peniquinho?

Sentou, fez xixi, comemorou, sentou de novo, a cara ficou vermelha e … FEZ COCÔ!!!!! Do mesmo jeito que o xixi, se sentando e levantando mil vez e a cada vez fazendo um pouquinho.

E depois de muita comemoração, palmas e palavras de incentivo minhas e do papai, Nic olha pro cocô, vira pra gente e pergunta:

– Agora posso comer?**

* * *

Depois falam que mães é que são bobas.

 

** Clarificando, ele não queria comer comida não, viu gente? o_O 

17 pensamentos sobre “O primeiro voo do helicóptero

  1. Minha amiga essa e a fase mais difícil mesmo, e vc vai ter q leva-lo ao banheiro a cada 2 horas depois 3 por um tempo ate sentir q ele já vai por conta própria.

  2. Guriaaa! Morri de rir com o desfecho! Fiquei aqui pensando no que será que ele pensou, hahaha

    Sabe, aqui no sul do sul nós temos apenas 2 meses de “verão”, na verdade eu considero inverno porque as temperaturas dificilmente sobem os 23, 25 graus (ao meio dia) e essa questão do frio já me pegou tb.

    Gostaria de iniciar o desfralde da Ísis este ano, até o final do ano, mas como se aqui só esquenta na semana do natal?

    E ea parece não se incomodar tb…fica com coco na fralda na boa…ô coisa!

    Beijos!
    Nine

  3. Ai Lu, que engraçado 🙂 criança é tudo igual mesmo.

    Vc sabe que quando o Ro era pequenino foi um drama o desfralde, o Ro teve alguns probleminhas quando bem bb, acho que eu não te contei…enfim ele teve uma doença rara de pele e ai teve que fazer duas quimios e vc imagina como eu fiquei né? Mas graças a Deus, ao maravilhoso médico, ao marido, a mim, a familia, amigos ele curou, e eu não queria forçar nada pra ele e relaxei total, mimando e fazendo tudo e ai quando chegou o case desfralde foi o drama total! Bom sei que fomos parar até no médico por que eu já estava achando que o menino tinha algum trauma e ai o médico me deu várias dicas um prazo e falou que se não rolasse em 1 mês iria encaminha para uma psicologa. Chegamos do médico ele, com quase 3 anos, tirou a fralda sentou no vaso e fez! hahahaha, como se já fizesse a séculos no vaso, e nunca mais usou fraldas!!!! 🙂

    bjo querida

  4. Eeee, que legal Lu!! Bento até hoje só fez um (eu disse um!) xixi no penico e mais nada. Que emoção ver o primeiro cocozinho, hahahaha!! Tem que comemorar mesmo!
    Por aqui vou pegar mais firme no desfralde no fim do ano, no calor. Agora tá um tempo doido que esquenta-esfria que não dá pra encarar,
    E agora corre comemorar mais, porque o pequeno usou e penico e ainda quer comer! viva!
    bjos!

  5. Começo a pensar nessa etapa de desfralde e não estou muito animada não. rsss
    Tomara que esse seja o início do sucesso para o Nic!
    Beijos

  6. Nossa Lu, será que vai ser difícil aqui tb? Estamos no fim do verão, então vou ter que esperar mais um ano? buáááááááááá… beijo

  7. hahahahaha!!!!
    depois desse post todas as minhas esperanças foram retomadas…
    acontece que sofremos do mesmo mal.
    isaac só faz cocô na fralda.
    no troninho trava e não sai. intestino preso total.
    na fralda sai. em um segundo.
    e ele não gosta de ser trocado, se sente super bem com aquela fralda cheia, odeia o troninho.
    o ó.
    resolvi desencanar.
    uma hora ele vai querer se livrar daquilo.
    mas outro dia chegou pra mim e disse que “quer ser um adulto de fraldas”
    miabraça????

    parabéns pro NIC!!!!!!!

  8. que beleza!

    parabéns pro Nic e pra mãe boba, que de boba não tem nada.

    beijos

  9. Hahahahaha! Posso comer foi ótimo!Quando a gente acha que a situação não tem mais surpresas e novidades, eles dão um jeito de mostrar o contrário!Beijo

  10. Ai, Lu, de todas as fases, pra mim, a do desfralde é a pior de todas. Detestei!!!
    O meu mais novo só foi sair da fralda faltando 1 mês para o aniversário de 3 anos! Então, amiguinha, desencana! Deixa ele que daqui a pouco ele se empolga. Dizem que menino é mais difícil sair da fralda. Aqui em casa foi mesmo. As meninas saíram rapidinho, mas ele… Ninguém merece ficar com a bunda pra cima o tempo todo limpando o chão…
    Beijos, querida 🙂

  11. Lu que história, mas quando a gente vira mãe aprende a conviver com as escatologias, principalmente mãe de menino… a coisa de ter que levar toda vez pra fazer xixi é normal, aqui foi assim quando desfraldei o David, o cocô é mais difícil mesmo, precisa criar o hábito, nem te conto as histórias do cocô por aqui quase enlouqueci… mas o xixi vai fácil, depois que eles criam o hábito vai que é uma beleza mas a gente precisa nos primeiros meses lembrar SEMPRE eles de que precisam fazer xixi, e sabe que até hoje eu pergunto pro David se quer fazer xixi porque as vezes brincando eles esquecem! e já faz mais de 1 ano que eu desfraldei ele…. ou seja, cerveja! e essa pança como vai? esse neném gotoso crescendo por aí? e o Nic como vai com o baby belly da mamãe? manda notícias!
    um beijoooooooo

  12. Lu, o meu tb não faz o número 2!!! E vc me deu uma luz…
    Texto lindo, bem escrito e divertido!
    beijos
    BIA
    http://www.vidadamami.blogspot.com

  13. Oi Lu que bom que as coisas estao caminhando. Essa fase requer muita, mas muita paciencia.
    Parabens para o Nic por mais essa conquista (fazer coco penico).
    Abracos e saudades
    Gra

  14. Só pra deixar um parabéns imenso pro Nic! Ele super merece, é uma conquista e tanto! Em casa também reinam as cuequinhas de carros, mas eu convenci o Theo a usar umas listadas, coloridonas, estampadas… todas fofas! Pq cueca bege pra menininho recém-desfraldado ninguém merece, né? Até escrevi um post sb isso uma vez…
    bjins

  15. Nic,
    Você está cada vez mais fofo, estamos com muitas saudades de você.
    babi e dudu mandam parabéns pelo seu niver
    abraços e muita sorte da tia marcela, tio paulo, dudu e babi.

  16. Pingback: “Pequeno guia do desfralde”, parte 4 de 5 – O desfralde! « Nicolando por aí

  17. Pingback: “Pequeno” guia do desfralde, parte 5 de 5 – Soluções pra alguns problemas « Nicolando por aí

Deixe um comentário

