O lado cômico da maternidade

Manias e autonomia

12 Comentários

Criança tem cada uma.

Já tem um tempo que Nic deu de querer fazer tudo no lugar da gente. Apagar e acender luzes, dar descargas no xixi dele e no NOSSO, fechar e abrir portas, ligar e desligar qualquer máquina, molhar as plantas (e tudo mais ao redor) com o regador, entre muitas outras coisas.

E coitado daquele que se esquece, liga o automático e faz o que na cabeça do Nic, ELE deveria fazer. É crise de choro na certa.  Bom, exceto hoje, que ele não chorou mas ficou fulo. Quando descemos pra tomar café na cozinha e ele se deu conta de que quem tinha descido com o copo que ele toma leite tinha sido EU e não ELE, não acreditou. Olhou pra mim com laser nos olhos, pegou o copo bufando de raiva, subiu as escadas pisando duro, colocou o copo de volta no quarto, pegou o copo, desceu e me entregou, bem mais feliz dizendo “fui EU que trouxe”.

* * *

Outra mania que ele tem é de NUNCA dormir de meias. Nem mesmo no inverno. Já faz até parte do nosso ritual pra dormir: escovar dentes, fazer xixi, subir na cama, tirar meia, ler liv… Oops!

*Nic chorando*

– Ih, Nic, verdade, esqueci e tirei sua meia…

E depois de 5 minutos ainda estamos ali, ele soluçando, me ajudando a colocar as meias de novo pra desta vez ELE tirar.

Mas depois dorme. E se for soneca da tarde então, dorme mais facilmente ainda. Quase não acredito quando ouço aquela vozinha me pedindo pra dormir depois do almoço. Única coisa que não dá pra prever é o humor com o qual ele acorda. Há alguns meses tem sido muito comum ele dormir muito (às vezes umas 3 horas seguidas) e acordar em prantos. Chorando muito mesmo. Daí, tem dias que só quer mamãe, outros, só papai e nos mais difíceis, NINGUÉM. Só quer mesmo é chorar e se tentamos acalmá-lo, mais bravo ele fica. Então saio de perto e espero ele se resolver sozinho, coisa que pode levar 10 ou até 20 minutos.

Daí, do mesmo jeito brusco que ele começa a chorar, para. E vem todo sorridente e faceiro, enxugando as lágrimas como se tivessem sido de alegria. Abraça, beija, pede colo e fala qualquer coisa trivial tipo “vi que o cachorro do vizinho tá deitado no sol” ou “quero andar de bicicleta na rua”. Às vezes ainda pergunto por que ele estava chorando, mas ele nunca responde.

E tudo segue bem.

Agora tem dia, que não tem choro nenhum e ele já acorda direto na parte de dizer algo fofo, como ontem, que ele acordou e disse lá da cama “Nicolas vai ajudar a trocar fralda do neném quando ele nascer”. Assim, do nada. Acordou e falou isso. Daí desceu da cama e veio correndo feliz, trazendo nas mãos as meias pra calçar de volta.

E desta vez ainda pediu minha ajuda.

🙂

12 pensamentos sobre “Manias e autonomia

  1. Que delícia de menino, minha gente!

    Lu, vejo tantas semelhanças nos nossos meninos, você nem sabe. Aqui em casa é a mesmissima coisa, menos essa soneca da tarde, que desde começou o verão já não existe. Oh God!

    Acho lindo esses meninos independentes que gostam de fazer as coisas.

    beijos

  2. Ai que fofo Lu! Estou espantada com essas 3 horas de soneca. Minha pequena hoje, dormiu QUINZE minutos. E só! Pode imaginar? bj

  3. Eu leio sobre esses meninos independentes de 3 anos e fico aqui imaginando como o meu sera amanha. Sao tao especiais e cheios de particularidades que a gente atè se espanta. Sao essas pequenas coisas que a gente vai lembrar depois. O meu com os seus quase 2 anos ja mostra algumas manias. Uma gracinha saber essas coisas. E aqui em casa tbm tem soneca que dura bastante, ainda bem!!! Beijos pra vc, no Nic e na pancinha

  4. Que engraçado… Assim como a Flavia, também vejo MUITAS semelhanças com as histórias do Theo. Ai de que acender a luz do hall, ai de quem dar descarga no xixi dele, ai de quem usar o copinho do peixonauta dele…
    Só a soneca que também não está mais rolando: desde que a chupeta se foi, o soninho da tarde foi junto.
    bjins

  5. Flá e Mari, fico feliz de saber das semelhanças de comportamento entre nossos meninos! Eu acho lindo, mas tem hora que é complicado, principalmente quando eu estou com pressa de sair e ele cisma de voltar lá encima, acender e apagar a luz de novo sozinho! hahaha Mas enfim, eu sei que faz parte do desenvolvimento e que isso é bom.

    Sobre a soneca, só agora é assim! Até 1 ano e meio ele também dormia 15, 20 minutos, viu Cintia? E quando dormia mais era no colo!!! Mas depois melhora, eles amadurecem, com certeza. Agora já está dormindo tanto que chega a atrapalhar o sono da noite, pois chega a hora de ir pra cama e ele não tem sono! 🙂

    Paula, com certeza seu menininho ainda vai te surpreender muito! Espera só ele começar a falar bem tudo e querer ser mais independente! 🙂

    Beijos pra vocês!

  6. Lu, só rindo! ESSE é o único brinquedinho que não vem com manual de instrução!Portanto só mesmo na tentativa e erro. Boa sorte e bjocas pra todos

  7. Olá Lu querida,
    Parabéns pelo bebê que vem por aí. Com certeza o Nic vai adorar o irmao/irma.
    Como vc está se sentindo? Já sabe o sexo do bebê? Para quando é o bebê?
    Que felicidade, hein!
    Em novembro precisarei de seus serviços novamente, outro guia…
    Beijos para vcs!

  8. Ai, Lu! Eu estava lendo e parecia que você estava falando do meu anjo menor…
    As meninas nunca tiveram manias, mas o pequeno… Ele parece um velho de tão metódico e sistemático… Chega a ser “chatonildo”…rsrs
    E a barriguinha, como está? Tudo caminhando tranquilinho?
    Grande beijo pra vocês 😉

  9. hahahaha…
    igualzinho.
    Isaac e Nic são do mesmo lote.
    hahahaha
    uma graça!

    ah! Lu, não tõ conseguindo comentar no La Le Li…. o google dá um aviso de erro, com uma figura de robozinho e tudo.
    mas ó, a sereia ficou linda demais, adorei!
    e tá. agora estou perdidamente apaixonada pelas bonecas da fabiluli.
    perdidamente.

    bjocas

    • Gente, me ausento alguns meses e agora fico sabendo que vc está grávida! parabéns!!! Queria ter essa coragem. O NIC é muito prestativo. Meu filho só quer fazer o uqe lhe dá na telha e obrigá-lo a fazer o que não quer é um verdadeiro inferno. Quero saber se é menino ou menina. Sério, fiquei super feliz com a notícia.
      Bjs.

  10. Lu, aqui a mania de tirar as meias é idêntica! Não sei como pode! Um baita frio abaixo de zero e ela lá querendo ficar com os pés de fora…e cobrir as mãos também não quer…tão logo eu puxo o cobertor para cima ela levanta os braços para ficar com eles acima do cobertor, ô coisa!

    Nic tá independente, em? Que lindo! Aqui a Ísis tb gosta de fazer as coisas sozinhas…mas ainda não voltou as escadas com o copo na mão, hehehe, adorei essa!

    Beijos,
    Nine

  11. Oi! Descobri seu blog hoje e estou adorando cada postagem desde o comecinho kkk
    Sabe, lendo este post lembrei de mim. Tem dias que enho a oportunidade de tirar uma sonequinha depois do almoco e tem dias que acordo bem, mas tem dias que nossa, parece que o mundo ira cair sobre mim…terrivel.

Deixe um comentário

