O lado cômico da maternidade

Gravidez Nic x gravidez Lily

22 Comentários

Assim que me vi grávida de novo foi inevitável começar as comparações com a outra gravidez: desta vez quase não passei mal, não vejo nem sombra daquela línea nigra horrorosa e escuríssima que me apareceu na primeira vez e tenho sentido um frio inexplicável! Mas em compensação nem de longe meu cabelo e pele ficaram com aquela sedura maravilhosa da primeira gravidez, nem eu tenho tido muito tempo pra me preocupar com isso.

Outra diferença marcante era a impressionante acurácia com a qual eu conseguia rastrear meu tempo de grávida:

– 23 semanas e 3 dias! E completo 24 semanas na próxima terça!* – respondia eu sem titubear pra qualquer um que me perguntasse e ainda por cima com aquele entusiasmo que beirava à inocência, bem característico das grávidas de primeira viagem.

Já hoje:

– Quanto tempo? Ah, entre 6 e 7 meses… talvez mais… Bom, a bebê tá estimada pra nascer em fevereiro, então…

* * *

Mas sem dúvida a maior diferença de todas foi o TEMPO e disponibilidade que eu tinha pra inventar coisas e mergulhar totalmente naquela experiência gravídica: fiz album de scrapbook detalhado com fotos da barriga a cada semana, yoga todos os dias, li todos os livros disponíveis sobre parto, tomei muito banho de espuma demorado, fiz inúmeras caminhadas de mãos dadas com o Rafa, assisti minhas séries e filmes favoritos,  e claro, selecionei com cuidado cada roupinha pro Nic, lavei com sabão sem lauril sulfato de sódio, perfumei com essência de extratos naturais e organizei tudo em gavetas etiquetadas de acordo com o tamanho das roupas.

Já pra Lily, estou considerando que se eu conseguir (e SÓ) me preparar bem pro parto dela, já ficarei extremamente feliz. Porque de resto, não tenho mais tempo, não tenho quase fotos da barriga, não tenho tempo, não compramos quase nada pro enxoval dela, não tenho tempo, não temos gavetas nem um quarto só pra ela. E o pouco tempo que consigo angariar pra mim, passo fazendo kegels e trocando a fralda do Nic que não quer desfraldar de jeito NENHUM.

* * *

Outra coisa que me deixa no mínimo fascinada era minha nerdice na outra gravidez. Acredita você que eu registrava meu peso religiosamente a cada semana e ainda por cima acompanhava minha curva de ganho em um gráfico?

Tudo bem que esse negócio de peso pra mim sempre foi cercado de uma certa aura paranoienta, já que até os 25 anos eu fui uma pessoa extremamente complexada por ser magra. Tinha vergonha das minhas pernas (que eu cresci escutando que eram cambitos de seriema), do pescoço fino, da falta de atributos avantajados e até da barriga seca (oi?). Daí um dia eu entrei pra faculdade, comprei vários vestidinhos bonitos e finalmente me senti bem com meu corpo; mas quando engravidei do Nicolas não deixei de sentir uma ponta de felicidade com a perspectiva de sair da experiência com uns quilinhos à mais.

Acontece que pra minha grande decepção, ao invés desse tal de Seu Universo conspirar a favor da minha engorda, me mandou foi um enjoo do cão, que me fazia vomitar com qualquer cheiro ou comida. Até o tom de voz meloso de um amigo meu (a quem eu via todos os dias) me fazia enjoar. Resultado: EMAGRECI 4 kg no primeiro trimestre e cheguei ao peso mais baixo desde que eu tinha 12 anos de idade.

Grávida do Nicolas com 17 semanas (quem diria?)

* * *

Daí que quando finalmente saí da fase dos enjoos, passei a comer como uma desvairada. Já ouviu falar que grávida tem que comer por dois, né? Pois levei isso tão a sério que comia logo por dois adultos. E pra dar um gás na minha maratona do peso, li na bíblia das grávidas que o ideal é engordar numa taxa de meio quilo por semana até o nono mês e depois passar a engordar até 1kg semanalmente. Com essa meta escabrosa em mente e a necessidade de recuperar o peso perdido entrei num ritmo tão alucinado, que meu peso não aumentava, galopava. Cheguei ao nono mês com 16kg à mais e de Olivia Palito passei a Sapo Boi.

*

Depois disso, amiga, foi só ladeira abaixo, pois desse ponto em diante, eu já não conseguia mais conter a aceleração do ganho de peso e até o Nicolas nascer, com 41 semanas, eu engordei mais 4kg. Virei um balão.

Lu e Nic, 38 semanas, primavera quente no deserto australiano

Após essa experiência, que me custaram 2 anos pra voltar – ao hoje muito apreciado – peso original, tenho comido com muito mais moderação e graças ao meu anterior registro detalhado, toda vez que finalmente descubro com quantas semanas estou (e viva minha midwife e sua fita métrica**!), corro lá no gráfico e uso pra comparar com meu peso atual. Hoje estou com 28 semanas e pesando 3kg a menos. Deus sabe como vamos terminar essa jornada.

* * *

E sobre as fotos, na tentativa de preencher a falta de fotos nessa gravidez, fizemos um ensaio fotográfico de família daqueles bem espontâneos e em meio à natureza com a Belle Meneirz. A maioria das fotos ainda não vimos, mas pelo menos já deu pra comparar as barrigas na mesma época.

Esquerda: Lu e Nic, 27 semanas, inverno no deserto australiano. Direita: Lu e Lily, 26 semanas, outono no Canadá.

__________________

* Além do calendário, eu usava o Gravidômetro, um programinha meio mequetrefe (que não leva em conta o ciclo menstrual), mas que muito me ajudou a acompanhar o tempo de gravidez do Nicolas. Caso você esteja grávida ou pensando em engravidar E tenha um computador com Windows, pode baixá-lo AQUI Ó.

** Pra descobrir a idade gestacional minha midwife usa o antigo método de apalpar a barriga e medir o útero com uma fita métrica. Na última vez deu 28 cm, que correspondem a 28 semanas.

22 pensamentos sobre “Gravidez Nic x gravidez Lily

  1. Não se preocupe! É assim mesmo com todas nós e todos os segundos filhos, imagine os terceiros e por aí vai?! Por outro lado, não acho ruim sabe, mostra um certo “desencanamento” (e bastante falta de tempo!!). Eu estou adorando essa segunda maternidade: vai-se o superfluo e fica o essencial!
    A foto no deserto está lindíssima, digna de produção de revista! E a foto da barriga da Lilly no jardim tb está belíssima, ms essa eu já tinha comentado no outro post (eu sei que não é essa, ms é parecida e igualmente linda!)
    Bjs
    @viagempimpolhos

  2. Lu,
    Minha midwife usou o mesmo método e sempre deu certo! heheheheheheh….

    Olha, fiquei impressionada com as fotos. Lindas hein? Não fiz nada disso, aqui estava inverno de -20 e nunca que eu ficaria de barriga de fora mostrando minha “tarja preta”. Affff…

    Você está linda. E parabéns pela organização com o peso. Você é muito nerd! hahahahaha

    Beijo

    • Correção – eu ERA muito nerd! 😀 Porque desta vez minha organização está quase zero! E realmente mostrar barriga sob temperatura de -20… tô fora! hahaha Beijos, amiga e obrigada, viu?

  3. Se nascer dia 2 de fevereiro… Puxara a tia aqui rsrsrs

  4. Que legal lu, adorei! Eu tb fui muito ” obsessiva” com minha gravidez do gabi! Mas sabe q nem consigo me imaginar gravidar de novo entao adoro te acompanhar aqui de longinho! Estas linda em todas as fotos nem olivia palito nem um balao viu? Bjooooo

  5. Lindas fotos Lu…Maria é do dia 14 de fevereiro…=)
    Fez 9 meses ontem…rs
    As minhas gravidez foram parecidas, enjoei muito, mas em compensação da primeira engordei apenas 9 kg, já da segunda engordei o dobro 16 kg.
    É assim mesmo, né?
    Imagina a terceira….rs
    Beijos querida!

    • Ah, Mari, muito obrigada… 😀

      Nat, só 9kg na primeira? Puxa vida! Agora, espero que se tiver a terceira gravidez vc não triplique o peso então! o.O Ah! E eu vi que a princesinha fez nove meses, vou lá comentar agora!

      Beijos!

  6. Tá linda, Lu! Bjos

  7. Olha Lu, pode ter certeza que você estava linda na gravidez do Nic e continua linda na gravidez da Lily. Quanto a isso, diferença nenhuma!
    Beijo

  8. Obrigada, tia Helena!

    E Gabi, assim eu fico desconsertada… Obrigada mesmo! 😀

    Beijos!!!!

  9. Sem exageros , ta linda nas duas. Eu sim fiquei balofa na gravidez do João, embora ganhando só 8 kg, mas sou pequenina. Lu, nas minhas andanças ja li umas vezes sobre vc, indicações deliciosas e tenho vindo conferir; tem sido mara. (rs). Vou voltando sempre que der pra visitar essa nicolândia. Super beijo.
    http://www.meuchocolateeeu.blogspot.com

  10. Lu, muito legal ler seu relatos sobre as gestacoes.
    Sei que e’ inevitavel a comparacao, mas fico feliz que a segunda esta sendo diferente, ate porque cada crianca e’ unica, cada mae tambem e claro cada gravidez idem.
    Adorei as fotos e mesmo sem tanto controle, pode ter certeza que o principal a Lily sabe que ela tem de sobra: amor.
    Abracos
    Gra

  11. Lu, você está lindona, mulher!!!! Linda mesmo, eu já falei que adorei o ensaio fotográfico seu e da Lily. =)

    Eu também fiz um gráfico de aumento de peso, acredita????? Semanalmente eu me pesava, me media (e fiz um gráfico do crescimento da barriga tbm), via quanto tinha ganhado de “quadris” (barriga e banha, claro) e no fim da gravidez, fui abençoada com 17 kg a mais!!!!

    Mas vc está linda e tende a ser super tranqula nessa segunda gravidez, né???

    Beijos grandes!!

  12. Olá pessoal,
    foi tão bom ter o Rafiel aqui, mesmo que por alguns pouquíssimos dias….
    Tomara que vocês voltem antes de nossas saudades nos sufocar!!!
    E quanto as fotos tiradas com a fotógrafa, por favor, não deixem de nos mostrar, hein?
    Bjos

  13. Vc tem é mt sorte com essa coisa de peso. Reclama não! rs.
    Muita saúde pra vc.
    Beijos.

  14. hahahahha

    não conseguiria fazer nem gráfico, nem medição, nem nada disso.

    com meu histórico, encanar com tanta coisa é pedir pra pirar total, logo, fui numa boa na gravidez do Isaac. engordei só 8 kg meio sem querer, virei um palito na amamentação e inflei tudo e mais um pouco a hora que me joguei nos doces e afins sem temer oq ue isso faria com o paladar da cria.

    sempre fui gordinha e não encano.

    mas tá comprovado que mães de segunda se tornam seres mais evolúidos.

    lindas fotos.

    bjocas

  15. Ei Lu, dessa vez vai ter em casa ou no hospital?? beijos Andrea

  16. Lulu,

    Muito obrigada pela dica que você me deu!!! Eu também acho que a Laura pode estar sofrendo da ansiedade de separação, li mais sobre isso e realmente, pode ser (até pq se eu estiver perto, ela dorme rapidinho, ela faz tudo bonitinho). O que você tiver sobre salto do desenvolvimento, também pode me mandar (por e-mail ou no blog tanto faz), adoraria ler mais sobre o assunto.

    Obrigada por tirar um tempinho para me ajudar, viu? Uma fofa vc é, obrigada mesmo!!!!

    Beijos grandes e vamo que vamo!!!!!

  17. Luuuu!
    Esse seu post eu total poderia ter escrito, se o meu blog não tivesse tão abandonado, tadico!! Mas é vero! São muitas semelhanças 🙂
    Na gravidez do Theo eu fui mega nerd tb. Inclusive tenho um vídeo tipo esse que a Sut-mie nos mandou, mostrando a evolução da minha barriga. Fofo de tudo!
    Mas, agora, menina… Eu falo só que to entrando no sexto mês, me confundo com as semanas, o quarto da Liz nem tem chão ainda (tá no contrapiso ainda, pode?). Mas o que me consola é que a Liz vai vir ao mundo pra uma família muito mais agitada (uh-hu!) e pra uma mãe menos neurótica (fingers crossed, né?)
    E essa foto, Lu? O lado artístico a gente já conhece bem, agora o de modelo é novidade! Ficou linda, linda!
    bjos
    Mari

    ps: sb o desfralde. vc já tentou ler com o Nic esses livrinhos sobre o tema? Na escola do Theo, eles tem uma ótima seleção e sei de casos em que essas leituras ajudaram super. Olha, o que eu to lembrando de cabeça é http://www.submarino.com.br/produto/1/1800168/coco+no+trono. Se quiser eu pergunto pra prof. do Theo outros títulos e te envio uns se o nic preferir em portugues e tal. Boa sorte, dear!

  18. Oi, Lu! Saudades de vocês! Saí de férias uns dias e estou voltando nesta semana!
    Muda muito mesmo a primeira e a segunda gravidez, né? Principalmente o tempo que dedicamos a ela e ao futuro rebento! Por aqui está tudo por fazer ainda, e eu já na semana 32…aiai.
    Beijos,
    Nine

Deixe um comentário

