O lado cômico da maternidade

Tá sentada? Nic des-fral-dou!!!

42 Comentários

(Foto por Belle Meinerz)

SIM, ACONTECEU!!!

Após meses e meses limpando chão, sofá e tapetes, tentando diferentes abordagens, métodos, simpatias, conversando com Deus, apelando pro Universo, Mãe Natureza, duendes, elfos e até Papai Noel, é com muita alegria e orgulho que venho hoje compartilhar com vocês, amigas fofas e educadas, que nunca falaram nada, mas aposto que já deviam estar de saco cheio de toda essa ladainha de não-desfralde, que Nic é finalmente menino desfraLdado!

Confesso que os ânimos melhoram muito quando decidimos tirar FÉRIAS de tudo. Porque né, desfralde de novela sim, mas mexicana, não, por favor!

Então, foi cerca de um mês deixando ele curtir tranquila e livremente seu amado estado de fraldulência (enquanto eu também curtia um descanso!). Um mês sem proferir as frases “quer fazer xixi?”, “vamos ver quem chega primeiro ao banheiro?”,  “mas o Relâmpago McQueen não usa fralda…” ou “vai, toma aqui esse chocolate pra você não fazer mais cocô na calça hoje”. Um mês inteiro sem as palavras penico, vaso, cueca, seco, molhado, menininho grande ou responsabilidade ecológica.

E ao final desse relaxante período fraldado, logo depois do borogodó de fim de ano, retomamos o processo. Respirei fundo, pedi auxilio da vovó (que realmente caiu do céu e foi ESSENCIAL pro sucesso da operação desfralde), atacamos a gaveta de cuequinhas e eis que Nicolas estava PRONTO – e em pleno inverno canadense, hein!

No primeiro dia tivemos que chamá-lo a cada 1h e meia mais ou menos, mas já no dia seguinte aconteceu o tão aguardado momento… Aquele de arrepiar os cabelim do braço, de fazer o coração acelerar tanto que quase sai pela boca, aquele que lhe arranca uma lagrima teimosa do canto dozói e te nubla os sentidos. “Quero fazer xixi no banheiro”. Poético, lindo e tocante, que só uma mãe que também tenha esperado tanto por isso não vai achar um exagero meu.

E de lá pra cá, amigas, foram pouquíssimos acidentes. Hoje, depois de uma semana quase, Nicolas tem sido impecável e consegue manter a mesma cuequinha sequinha do inicio ao fim do dia (incluindo ontem que fomos pra Whistler e teve direito a soneca no carro, restaurante, passeio no teleférico, brincadeiras na neve e um montão de camadas de roupas que levava um tempão pra tirar a cada vez que ele tinha que ir ao banheiro).

ORGULHO!  Não tenho outra palavra pra descrever essa conquista!

Agora, quando eu me recuperar dos estremeliques que ainda sinto toda vez que escuto “quero ir ao banheiro” e processar direitinho esse grande acontecimento, volto pra contar todos os métodos e truques que eu apliquei, o que ajudou e o que não deu certo. Sinto que tenho o dever o de escrever um Manual do Desfralde depois da minha experiência com o Nic! 🙂

Enquanto isso, deixo aqui meu agradecimento especial pra minha mãe que foi de grande ajuda levando o Nic ao banheiro, lembrando-o com jeitinho se ele não precisava fazer xixi e tal. Com isso, chegou num ponto que Nic só queria ir ao banheiro se fosse com ela… o que pra mim foi perfeito! 😀

Obrigada também à ATCTST – Associação Toda Criança Tem Seu Tempo, por me lembrar que devemos SEMPRE acreditar e ter paciência com todo e qualquer  processo. Não adianta descabelar e se preocupar – tudo um dia acontece, demore mais ou menos.

Mas enfim, ele desfraldou! Ele desfraldou! 😀

PS: Incrível, o ano mal começou e já tenho mais um item riscado da minha lista de resoluções! E o melhor, antes da Lily nascer! Eeeeehhhh!!!

Anúncios

42 pensamentos sobre “Tá sentada? Nic des-fral-dou!!!

  1. nossa que legal! orgulho!
    parabéns Nic! o pedido de Natal da mamãe para o papai noel deu certo \o/

    ps: a primeira foto dessa postagem é perfeita, ele ta um príncipe! lindão!

    beijoss e parabéns

  2. Lú querida amada do coraçào, que notícia maravilhosa. Principalmente porque este item é super importante no to do before a Lily nascer! Vc vai ver que só um de fralda é o máximo, porém também pode causar um certo esquecimento e fazer o marido ir buscar fralda as 2 da manhã porque a pessoa esqueceu que alguém usa fralda em casa…. rs rs rs eu fiz isso… juro! E Whistler?só pra deixar a pessoa com mais vontade? rs rs rs, que delicia… eu concordo muito que não só o desfralde mas TUDO com crianças é ao tempo deles, e só quando eles estão prontos acontece, a gente precisa dar o pontapé inicial mas precisa ter paciência para aguardar que só ocorra no momento certo! Parabéns para o Nic pela grande conquista, e para a family toda, e o help da vóvs for sure é de grande valia. E agora a reta final? manda email contando tudo… aqui estamos na fase muito boa, passaram as cólicas e entramos na fase gargalhadas e sorrisos banguelas deliciosos o tempo todo, um bb cheio de dobras fofo e feliz que anima todos os dias nossa vida… delícia pura… jajá é vc amiga! beijooooooooooooooooooooooo

  3. Aleluia!!!
    Menos um item na lista! Bjao

  4. Parabéns Nicolas!! Depois você ensina para a Beatriz.

  5. Adorei, mas pausa para dizer que as fotos estão lindas!!
    Bjs, parabéns para o Nic (“grand garçon” agora!) e para vcs que agora podem se dedicar aos outros itens da listinha 2012!

  6. Yupiiiiiiiiiiiiii, Parabens Nicolas, as fotos estao lindas seu garoto e uma fofura. Beijos.

  7. yeeeeeeee!!!!!

    já cansou os joelhos de tanta dancinha da vitória, minha amiga?????

    tô aqui, pulando por ti.

    a gente fica neurótica, acha que vai ter um filho de 40 anos te gritando pra limpar o saco e olha aí! mais uma surpresa boa da maternidade….

    e qual a lição que se tira disso?

    ficamos neuróticas sempre e a toa? nãããão, essa agente não aprende nunca.

    queremos apressar tudo no crescimento? nããão, essa a gente ignora e depois coloca a culpa no tempo, esse danado.

    não vivemos sem as nossas mães? opa! qualquer observação aqui é perigosa, até pq atingiria a nós mesmas.

    então, já que nada é aprendido por essas loucas da maternagem…. xá pra lá que a vida é bela e graças a deus que as avós descoladas tem coragem de ir passar inverno no canadá e resolver essas questões simples da vida, né?

    viva a vovó, viva o nic moço e viva a mãe barriguda toda trabalhada na listinha de resoluções.

    bjocas e parabéns!
    (ó, vou deixar o isaac com o tempo dele, mas depois me conta com a vovó descolada faz no casa do cocô no trono, tá???? ;))

  8. Que notícia boa, Lu!!! Tava aqui torcendo e fiquei muito feliz em saber!

    Vou aguardar o manual pra quando chegar a minha hora!

    Beijo pra vocês!

  9. Lu, quanta alegria! Parabéns ao Nic e à família! Depois de tanta luta! Ufa! rsrsrsr! 2012 tá chegando de mansinho e com o pé direito!
    Beijão para todos!

  10. Lu,
    Que bacana! Parabéns para o Nic 🙂
    Bjo querida

  11. êêê Parabéns Nicolas!!

  12. Amigaaaaaaaaa!!!!!!!

    Que notícia boa!!!!!!!!! Aliás, EXCELENTE!!! E foi um desfraLLLLLde mesmo, hein? Nada de fraUdes no desfralde! Excelente notícia para começar o ano neste inverno gélido do Canadá, não????

    Aposto que está muito feliz e imagino (não entendo ainda) a razão de toda felicidade!!!!!

    Conte-nos tudo e escreva DETALHADAMENTE o manual. Daqui 1 ano precisarei muito desta ajudinha!!!!

    êêêê! E todas comemoraaaa! =)
    Beijos!!!!

  13. Que maravilha!!! Começou o ano com o pé direito!!!
    Beijos

  14. Juro que procurei ATCTSTno google! Cada vez acreditamos mais nisso: toda criança tem seu tempo. Vc sabe, o Vini foi um caso. Levou seus 2 anos no desfralde. Hoje, com 5 anos, dorme de fralda ‘a noite, pois eh pesadamente dorminhoco e vamos indo bem felizes assim. Parabens, familia, por este sucesso conquistado com tanto respeito e amor! Beijos, Lu. Saudades.

    • Ai, Eline, morri de rir de vc procurar aquela sigla no google. Essa sua amiga inventa cada uma, né? 🙂 E vc tem total razão. Eu não sabia do desfralde do Vini, mas sempre me lembro dele por outras questões e isso me ajuda a perceber que respeitar o tempo de cada um é essencial no nosso papel de pais. Qdo a gente começa a compara-los com outras crianças e esperar o mesmo dos nossos filhos é muito injusto e só atrapalha. O importante é fazermos o que funciona com a gente e sermos felizes, assim como vc disse!

      Beijos com saudades!

  15. Ai guria, que delicia! Antes da lily nasceré tudo de bom! Eu esses dias fui comprar os dois tamahos de frala na farácia: XXG e RN, hahahaha.Mas tb não fizemos esforços no sentido dela desfraldar…vai ficar para depois, hehe

    Parabéns ao Nic! Uma grande conquista! Fraldinhas aí só RN!
    Beijos
    Nine

  16. Como assim Lu? Eu tinha comprado cuecas suecas para dar uma força… E agora? Ele fez xixi na minha surpresa????

    Oras bolas.

    Ok… Vamos comemorar. Mas eu quero o Guia Prático do Desfralde. A Beatriz nem sabe o que é pinico ainda. Ela pensa que é um banco e só. Eu tô na minha, sabe. Já ouvi tanta estória que meu argumento se resume hein: “nunca vi adolescente de fralda!” 😀

    beijo amiga, e parabéns pela conquista!

  17. Lu que conquistona do Nic e de voces. Parabens amigos!
    E como vc nem disse, mais uma licao para lembrarmos sempre: respeitar e esperar o tempo de cada um (criancas e adultos) e’ a chave do sucesso; sei que as vezes nosso lado ser humano, ser amado, ser ansioso atrapalha um pouco a entendermos essa equacao tao simples: respeito, amor, fe e persistencia no respeito, na fe, no amor e o circulo se fecha e se reinicia.
    Abracos e to muito feliz por voces.
    Abracos
    Gra
    * por aqui agora, estamos naquela fase dos medos… o escuro e’ um deles, os monstros, bruxas, lobos e todos eles estao aparecendo um a um… me abraca :o)

  18. É bom demais, né? O meu desfraldou pouco tempo tb, faz xixi sozinho no banheiro, levantando as duas tampas da privada e tudo. O problema é o número 2. Ainda não há o controle desejado neste item… rs. Mas como vc disse, tudo a seu tempo.
    Parabéns, Nic.
    Beijos.

  19. Lu, que ótima notícia! Parabéns parabéns! Pra vc e pro Nic! É mesmo uma alegria, uma praticidade, uma maravilha o mundo sem fraldas né não? E vc, por conseguir essa proeza no inverno canadense… é uma heroína!!
    Agora espero o manual do desfralde, tb tenho dicas a compartilhar (mas até hj tive preguiça de escrever, rs…). Mas uma coisa tivemos em comum: a ajuda da vovó. Aqui tb foi essencial!
    bjos!

  20. Amigas e amigos,

    Obrigada pela torcida e comemoração! 1 bumbum pra trocar em 2012 é bom demais! 🙂

    Grande beijo!

    Lu

  21. Lu querida!! Que bom que o Nic desfraldou, eu tb consegui desfraldar o Guigui agora nas férias, pelo menos do xixi (do cocô leva um tempinho ainda,rsrs) Realmente tudo tem seu tempo, na escola estavam tentando há um tempo já, mas nada de acontecer, agora em casa, de férias e com calma, conseguimos avanços… Fico feliz por vocês, é realmente uma emoção prá gente quando eles pedem prá ir ao banheiro, acho uma graça, nossos homenzinhos estão crescendo mesmo.

    Bjs e um excelente 2012 prá vocês.
    Flavia

  22. Que lindo seu filho!! um mocinho, agora sem fraldas.. vai ficar mais mocinho ainda hehe
    beijos Lu

    Ju

  23. Parabéns!!! À vc pela paciência, ao Nic pela conquista e à sua mãe pela santa ajuda 😀

    Desde já espero ansiosa pelo manual pq daqui uns meses será a minha vez – medo!!

    Bjos :*

  24. Parabéns Lu, que bom!!!
    Nic tá virando um homenzinho!
    Aqui também acabamos de desfraldar o Rapha, e estamos começando a curtir as maravilhas da vida sem fraldas.
    Bjos

  25. Parabéns pro Nic, pra você e pra vovó! Hehehe
    O Nicolas é um garotinho muito do lindo!
    Beijos

  26. Lu, querida…

    O seu comentário não foi salvo….. =(

    Eu não vi o que vc escreveu!

    Beijos!!!!

  27. Lembra que eu falei do desfralde limpo? é bem isso que eu tenho em mente. Em vez forcar a crianca a desfraldar quando ela nao esta pronta (em outras palavras, passar dias, semanas, meses limpando xixi do chao e sabe mais que porquices), ou esperar até que ela esteja pronta (usando fraldas) e fazer o processo de maneira mais limpa e menos traumatica. Voce limpou xixi por meses, deu um tempo, e de repente, ele tava pronto. Sera que valeu a pena ter tentado desfraldar ele antes? A partir dessa experiencia com o Nic, como voce acha que vai proceder com a Lily?
    Aqui a coisa ta andando. o meu ja fica de cueca em casa (mas nao fora de casa), mas ainda nao aprendeu a admnistrar o coco (tem sido na fralda ou na cueca), alem de fralda pra dormir. Estamos caminhando ao passo dele. E a pequena… estou incentivando, mas pra que a pressa? Ela ta com 20 meses (e nao 39, hahahah!)

  28. Oi Lu! Fiz o post sobre o desfralde, com um resumão do que deu certo pra gente, e linkei esse seu tá? Se vc fizer outro eu linko também, hehe!
    bjao

  29. Pessoal, muito obrigada pelos comentários!

    Dani, voltei lá no seu blog e acho que dessa vez consegui postar meu comentario.

    Mari, também te respondi lá no seu blog, mas minha resposta é: vou sim relaxar e esperar o tempo da Lily e desta vez, torcer pro Nic me dar uma ajudinha e ensinar a irmãzinha a usar as facilidades sanitárias! Quem sabe? 😀

    Sarah, otimo post! To escrevendo também pouco a pouco… Um dia eu publico e te linko também!

    Grande beijo pra todas,

    Lu

  30. Eu acabei de ler o post da Sarah e vim correndo. Nosss q alegria e q alivio!!! Eu estava acompanhando tudo pq o meu aqui nao quer nem ouvir falar, mas perdi o desfecho da novela. Agora vou esperar o manual pra me armar de dicas pra encarar o temivel desfralde!!! Parabéns!!!! Viva o Nic!!!!!! bBeijos Lu

  31. Eeeeee, que maravilhaa!!! parabéns pra esse meninão ai, e tb pra toda a familia envolvida e consciente do processo. Vou esperar o manual e me guiar por ele quando o processo começar por aqui.
    Olha, adorei sua visita principalmente sendo nesse momento que se não me engano ser de ultimos dias da Lily no casulo. Muitos beijos, cheiro no principe e ótimas energias pra chegada da mocinha.
    Mais beijosss
    Tatiana

  32. Querida irmã, não podia deixar de postar meu recado: parabéns ao Nic e parabéns pela linda mamãe!!!! Você está linda irmãzinha!!!! A Lily está te fazendo muito bem!!!! Bjs em todos!!!

  33. Lu, o penico mora no banheiro de casa há mais de um ano. Ja estou chamando esse processo todo de “desfralde infinito”, ou entao, “desfralde desde sempre, desde tempos imemoráveis”, sem classificar em pré-desfralde, início, desfralde noturno… com o joaquin, tudo é beeeem demorado, ele demorou muuuuito pra falar, alias, ainda não fala bem, só eu entendo, sabe? E nao adianta oferecer adesivo, porque apesar de ele gostar dos mesmos, ele simplesmente diz que nao vai e pronto. Antes de dormir, nao vai no penico e pronto. Sento e choro? Não, minha amiga, ofereço o penico; se nao quer, vai fazer na fralda. ate o momento, estamos apenas economizando fraldas e nos preparando para um dia nao mais limpar a bunda dele (porque ainda vai ter bundinhas pra limpar por aqui por um bom tempo!)

    • —> Mari,

      Sua paciencia me inspira, viu? O Nic também demorou pra fazer muitas coisas. Ou talvez não… a gente é que tem mania de comparar. Se não houvessem referencias de outros, a gente não teria essa de “padrão” e tudo ocorreria sem pressão. Mas a gente vai aprendendo.

      Seu menino daqui a pouco desfralda, vc vai ver. Oferece sim, mas se vc ver que ele tá tomando raiva do penico, dá férias pra ele e volta daqui um tempo. Percebi que ao contrario do que muita gente me disse, dar um tempo no processo nem sempre quer dizer retrocesso.

      Beijos pra vc!!!

      —–> Paula e Tatiana, obrigada queridas!

      —–> Si, irmãzinha! Obrigada pelo apoio e amizade de sempre! Saudades…

  34. Pingback: Pequeno guia do desfralde, parte 1 de 5 – Meu filho está pronto? « Nicolando por aí

  35. Pingback: “Pequeno” guia do desfralde, parte 5 de 5 – Soluções pra alguns problemas « Nicolando por aí

  36. Pingback: Lily e a incrível viagem de 365 dias ao redor do sol «

  37. Muito obrigada ! Suas dicAs foram fundamentais. Minha filha tb desfraldou e depois de um mês de maravilhas , começou a fazer tudo outra vez na roupa. Eu agora sempre a chamo para ir ao banheiro , mas será pq isso aconteceu?? Ia tão bem…

    • Lana, pois meu filho regrediu totalmente no desfralde alguns meses depois tambem! Aconteceu algo na família? Perda de alguém, nascimento, separação, mudança de escolinha, qualquer coisa? Com a gente foi por causa do nascimento da irmã. Foi uma etapa bem complicada, mas passou. Hoje ele tem 4 anos e meio e vou te contar: sempre que algo o atinge emocionalmente, a primeira reação dele é voltar a fazer xixi na cueca. Nao sempre, mas varias vezes naquela semana. Vai com paciência e nao a recrimine. Procure entender a causa e agir pra melhora-la, dar apoio emocional, fazê-la se sentir segura e amada. O desfralde vem por consequência.

      Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s