O lado cômico da maternidade

A surdez seletiva, o caminhão com lama e o eco materno

27 Comentários

Aconteceu num daqueles raros momentos em que consigo mergulhar tão completamente no meu trabalho, que qualquer conversa ao meu redor soa como uma aula da professora do Charlie Brown.

O máximo que consigo escutar, algumas vezes, é a última palavra de cada frase. Máximo. Tudo o mais é caótico, embolado e ininteligível.

Numa dessas, chega meu menino Nicolas.

cena1_nicolilandoporai

Ele tem um plano audacioso em mente, mas decide sondar o terreno e avançar com sua tropa com cautela.

E me pede pra brincar com um caminhão que eu tirei de circulação por um mês, há uns dias atrás, por motivo de mal comportamento. Não do caminhão, do Nicolas – que fique bem claro.

cena2_nicolilandoporai

O Nic sabia que em situações normais eu não cederia, mas como balbuciei qualquer coisa vaga e não disse “não” de cara, seu peito se encheu de esperança e prosseguiu. Me perguntou se tudo bem pegar uma cadeira pra alcançar o caminhão lá encima do armário.

Eu só escuto que ele quer pegar uma cadeira. Pois que mal há em se brincar com uma cadeira, gente!!! Prossiga, jovem criança!

E dou o passe livre.

cena3_nicolilandoporai

Ele se empolga.

cena4_nicolilandoporai

Mas suas palavras entravam nos meus ouvidos de forma distorcida e enfadonha. Era como se eu estivesse escutando um advogado gago tentando me explicar o histórico do sistema jurídico e tributário ao fazer meu imposto de renda. Tá brincando? Me dá logo esse documento que eu assino!

Com isso, a imaginação do meu pequeno deslancha enlouquecida.

cena5_nicolilandoporai

Totalmente sem limites.

cena6_nicolilandoporai

E sem me dar conta, assino o documento autorizando a transferencia de todos os meus bens pra um estranho.

O Nic sai correndo radiante.

cena7_nicolilandoporai

Tão radiante, efusivo e satisfeito, que chego a desconfiar que alguma coisa estivesse errada.

cena7A_nicolilandoporai

Pra imediatamente descartar ideia tão absurda!

Imagina!!! Ele não passa de uma criança de gostos simples, feliz por conseguir permissão pra ir ao banheiro, depois tomar água!

Graça de menino!

cena8_nicolilandoporai

Até que um tempo depois, algumas palavras começam a voltar, irradiando como um eco na minha cabeça.

<<Taí uma habilidade que muitas mães têm, mas ignoram: a habilidade de ouvir ecos de um passado não tão distante.>>

cena8A_nicolilandoporai

E sou atingida por uma realidade estarrecedora.

cena9_nicolilandoporai

Meu filho podia estar naquele mesmo momento, construindo uma elaborada rampa pra brincar com um caminhão cheio de lama no meu banheiro!

E saio correndo descontrolada.

cena10_nicolilandoporai cena11_nicolilandoporai cena12_nicolilandoporai

Chegando justo em tempo de evitar o pior.

cena13_nicolilandoporai

Claro que:

– Dona Lily não tava nem aí pra festa da lama que estava prestes a acontecer.

– O Nic ficou meio decepcionado, mas entendeu que tava mesmo bom demais pra ser verdade. E brincou horas com o caminhão cheio de lama lá fora.

– E eu? Bom, eu tenho me esforçado muito mais pra ouvir cada palavra do que dizem quando estou trabalhando.

cena14_nicolilandoporai

A-HÁ!! Achou que eu não fosse escutar, né?

Pois agora fiquei esperta!

cena15_nicolilandoporai

cena16_nicolilandoporai

27 pensamentos sobre “A surdez seletiva, o caminhão com lama e o eco materno

    • E ele pintou as janelas com lama mesmo, acredita? E usando um pincel largo de pintar parede!!! Só não tirei foto porque lavamos tudo imediatamente! hahahaha (rindo pra não chorar!)

  1. Sensacional! Sou Zen, Sou Diva! Kkkkkkkkkkkkkkkkkk! Lú, você é I.M.P.A.G.Á.V.E.L!

  2. Excelente Lu kkkkkk
    A carinha de felicidade dele com o caminhão não tem preço, né!

    • Pois é!!! Pelo menos ele pode brincar no quintal com o tal do caminhão. Se sujou todo, mas é isso mesmo! Só não dá pra ser no banheiro, ne? hahaha

      Beijos!

  3. Muuuuuito bom !!!! Lu, esses posts ilustrados são demais !!! amo amo amo a forma como voce escreve, já falei isso mil vezes aqui e repito. Escreva mais, muito mais…..sou zen, sou diva ! hahahahahaha

    • Ei minha agente querida do meu coração!!!!! hahahaha

      Muito obrigada! Ainda vamos nos conhecer e vou te dar aquele abraço! Abraço de DIVAS! hahaha ❤

  4. A.D.O.R.E.I.!!!! Comigo acontece o mesmo aqui em casa, e pior, na escola com meus alunos também! Ah, são 30 crianças de 6 anos, 30 atividades pra corrigir ao mesmo tempo ( sim, 30!) e de repente aquele ser entra todo sorridente na sala e eu pergunto com a maior cara de brava “quem deixou vc sair da sala sem minha autorização?????” aquele sorriso desaparece, silêncio na sala…”Prô, vc deixou eu ir no banheiro” e os amigos solidários olham confusos pra mim e em coro falam: ” deixou, prô, eu ouvi!” … “Há há!!!! Eu lembro!!! Tô brincando!!!! kkkkk” Que mentira!!!! Ah, são 30 atividades e eles aproveitam…rsrs

    • Ah…Lógico que meu pequeno de quase 3 anos já percebeu a hora certa de me pedir as coisas… Espertíssimo!!!

      • Thaís!!!! Vc é minha heroina, menina! 30 crianças ao mesmo tempo? Eu ia ficar maluquinha e quando percebesse, tavam as 30 no banheiro sem eu me dar conta! hahahah

        E lógico que nossos filhos percebem nossa fraqueza, ne? 😀

        Grande beijo!!!

  5. Adorei o relato e as ilustrações! Essa historinha, junto com outras semelhantes, deveria ser publicada em um livrinho. Já pensou que bonito ficaria?

  6. Luciana, vc não existe! hahahahaha Ótimo os seus posts ilustrados. Ri baldes aqui no trabalho! Seus meninos estão lindos e enormes!

    bju,
    Liza

  7. Que saudades de vcs! Menina, agora sei bem do que vc está falando. Trabalhar em casa com as crias não é mole e a gente fica com o ouvido meio seletivo mesmo…e as crianças adoram claro! Na postagem anterior sobre o passeio de carro, tudo igual aqui tb, kkk. Beijos!

    • Nine!!!! Eu tento ao máximo ser atenciosa com meus filhos, mas uma vez que eu finalmente consigo me concentrar em algo que precisa ser feito, acabo bloqueando tudo ao meu redor – inclusive eles. Daí, fico sujeita a banheiro e janelas enlameadas, ne? As janelas, ficaram realmente todas pintadas de lama, menina, um horror… Ainda veio a vizinha e ajudou, sabe? Olha que amizade linda!

      Mas enfim, esse foi o preço que paguei pra conseguir terminar um trabalho! 😀 Pelo menos ele se divertiu, ne? hahah

      Beijo grande!

  8. Concordo com a Zulmira! Tem que fazer um livrinho com as aventuras de Nick e Lily!!!!
    Vai ser um sucesso!!!!
    Me divirto muito!

  9. Ai, Lu, amor a primeira vista esse seu blog. Coisa mais linda suas ilustrações! Fiquei toda orgulhosa com seu comentário no Idéias e Filhos, viu? E você é de BH, né? Sou de Caeté, fica pertinho (já conheceu/ouviu falar?). Pode ter certeza que vou voltar sempre aqui. Beijos pra vocês

    • Que linda!!! Obrigada!

      Que bacana saber que vc também é mineirinha! Eu tenho varios amigos de Caeté, mas só conheço os arredores. Grande beijo!!!

  10. ótimo post. O eco é uma habilidade imprescindível para o pai também…

  11. Adoroooooooooooooo
    Amiga conheci hoje seu blog e vou seguir com certeza….Estou no dilema do desfralde de coco…
    Meu pequeno esta com 3 aninhos, já dorme sem fralda, faz xixi sozinho, mais nada de coco…so na Fralda…
    Li seus posts sobre desfralde e resolvi explorar o Blog e to amando…Parabéns!!!!

    • Não é incrivel esse negocio de algumas crianças desfraldarem de noite, mas continuarem a fazer cocô na fralda de dia? Seu pequeno certamente não é o único e só prova que fazer cocô sentado e com bumbum pelado deve ser meio assustador, ne? Mas ó, manda email pra Carol, do blog http://viajandonamaternidade.blogspot.ca. O filho dela passou pela mesmíssima coisa, mas não sei qual foi a solução. Mas ela é uma fofa e certamente vai te dar alguma luz!

      Grande beijo e muito obrigada pelo carinho! Volta mais vezes mesmo!!

      • Obrigado Lu…ja entrei em contato com ela, agora é so aguardar…
        E pode deixar que vou continuar acompanhando as aventuras da sua familia Linda!!!

  12. Pingback: Uma mãe, dois filhos e as férias escolares |

Deixe um comentário

