O lado cômico da maternidade

10 meses nicolando

4 Comentários

Dez meses de idade, quase 10kg de peso, 4 dentinhos na boca e várias habilidades novas…

Hoje em dia, é muito mais fácil saber se ele tem sede ou fome, se está com sono ou apenas entediado.

Está cada vez mais independente e engatinha rápido como uma flecha, principalmente em direção ao ralo do banheiro… (está completamente afixionado!).

Quando brincamos de esconder, quem esconde a cabecinha atrás de algum móvel é ele. E as vezes aparece mesmo antes de eu terminar de perguntar “Cadê o Nicolas?”.

Consegue pegar pequenos objetos com a pontinha dos dedos e raramente os leva à boca (a não ser que sejam insetos!).

Pode passar várias horas brincando e sabe reconhecer grande parte dos seus brinquedos. Sabe quem é o pato, o dino, o macaco, o elefante, o cachorro, o piu-piu. Sabe o que é pé e nariz. Entende quando eu digo “faz bichinho!”, “vem cá” ou “dança!” (além das coisas que eu já mencionei antes).

Mas ainda não faz idéia do que significa a palavra “não”. Se eu falo “não” e mexo a cabeça de um lado pro outro, ele acha que estou dançando e dança também. Se eu mexo o dedo, ele acha que eu estou dando tchau! E acha muita graça da palavra “não” em si… É, ao que parece ainda vamos ter um pouquinho de trabalho nesta área… 🙂

Quando eu pergunto “cadê o Papai?”, ele olha imediatamente pro Rafa, mas quando ele não está, olha em direção à porta da frente, onde o Rafa entra ou sai.

Um dos momentos preferidos do dia é a hora do banho, mas ainda não a ponto de chorar quando sai da banheira. Tem adorado iogurte natural caseiro (!) com banana pela manhã (receita aqui) e um chazinho morno de erva-doce (sem açúcar) depois do almoço. E simplesmente ama tomar água!

Há três dias consegue se levantar sozinho e ficar em pé, apoiado no sofá. Mas morre de medo de voltar a sentar no chão, e normalmente chora pedindo ajuda.

Fala “Pú” quando se vê no espelho, mas fala “Gó” quando vê uma foto dele ou nossa. Hoje por exemplo, eu estava pedindo ele pra repetir algumas coisas:

– Fala Mamãe.

– Gó.

– Fala Papai.

– Gó.

– Fala Nicolas.

– Gó.

– Fala ma-ma-ma

– Ma-ma-ma

– Fala pa-pa-pa

– Pa-pa-pa

Ou seja… ele sabe repetir as coisas… Então concluo que pra ele, nós realmente somos os Gó. Família Gó. 🙂

Fotos no próximo post!

4 pensamentos sobre “10 meses nicolando

  1. Pingback: Fotos e mais fotos « Nicolando por aí

  2. “E acha muita graça da palavra “não” em si…”

    Fico feliz! Mais um anarquista no mundo! 😉 ehehehhehehehhe Eu e Proudhon nos orgulhamos! ehhehehehhe

    Beijos nos 3!

  3. OLÁ LUCIANA, RAFAEL E NICOLAS,

    PUXA VIDA! HÁ QUANTO TEMPO EU NÃO ME ATUALIZO COM FOTOS DESSE NENÉM QUE TÁ TÃO FOFO, TÃO LINDO, TÃO GRANDE, TÃO BOCHECHUDO E TÃO PARECIDO COM O PAI, PORQUE FALANDO A VERDADE, LUCIANA, NÃO TEM MAIS NADA DE SEU NO ROSTO DESSE MENINHNHO… ENFIM, QUE LINDO O LIVRO QUE ELE TEM, E QUE FEIA QUE EU FIQUEI NAQUELA FOTO. ME DEU UMA SAUDADE DELE EM ESPECIAL E UM MEDO DELE CHORAR DA PRÓXIMA VEZ QUE NOS VIRMOS.
    ATÉ…..
    TIA FAFÁ

    • Pois é tia Fafá! Tenho certeza que ele não vai chorar qdo te ver não! Aliás, ele não tem chorado com quase ninguem (a não ser com a Nurse daqui, que ele parece que ele nao gosta de jeito nenhum). Ele nao ri pra todo mundo, mas tb nao chora…

      E aquela foto, foi a unica que eu encontrei que transparecia um sentimento de saudade… vc com os olhos fechados… Mas tem a outra pagina com vc chegando na festa, que é uma foto bem bonita! O tio Bruno tá lá tambem!

      Beijos!

Deixe um comentário