O lado cômico da maternidade

Eis que Nicolas dorme a noite toda…

28 Comentários

(ó, o post é graaaande, mas com esse assunto não tinha como não ser, né?…)

* * *

E minha primeira e mais esperada resolução do ano já começa a acontecer! Gente, tô de cara com a força cósmica que uma resolução oficial, com direito a post e tudo, pode ter. Funciona mesmo! (sei, não corre atrás não pra ver…)

Pois imagina você, que no primeiro dia deste ano eu fechei meus olhos pra desejar do fundo do meu coração pelo menos 5 horas de sono completas (melhor não pedir demais, né?), daí acabei dormindo (oi? depois de tanto tempo sem dormir, não dá pra sair fechando ozói assim não) e quando acordei assustada com o Nic me escalando, me vi decidida a mudar essa condição de total sleep deprivation e fiz dessa minha grande resolução do ano.

Pra quem não sabe, vou fazer um resumão dos últimos dois anos e dois meses pra vocês entenderem o perrengue que tem sido aqui em casa (Nic não é Lulu, mas tem sido páreo duro, viu?):

0 a 2 meses – não dormia nem de dia nem de noite, recusava peito chorando horrores

2 a 5 meses – descobrimos o tal do refluxo oculto, medicação ajudou. Acordava a cada duas horas pra mamar, como a maioria dos bebês.

5 a 8 meses – passou a acordar umas 20 vezes por noite (sem exagero) chorando muito, às vezes não dormia nada. Só voltava a dormir se embalado no colo, em pé. Acordava ao ser colocado na cama. Diagnóstico: o refluxo atacava de novo, desta vez mais forte que nunca.

9 a 14 meses – Tempo que passamos tentando acertar o remédio e a melhor dose. Melhor noite: 3 horas de sono direto.

15 a 17 meses – refluxo finalmente se rendeu e o Nic parou de mamar à noite. Sono melhorou muito. Primeiras vezes que dormiu uma noite completa e no próprio berço. Hooray!

18 a 20 meses – período de muitas viagens e a mudança pro Canadá, Nic voltou a dormir com a gente, sono mais agitado. Desenvolveu a mania TERRÍVEL de dormir beliscando as costas das nossa mãos. Sim.

20 a 27 meses (até uma semana atrás!) – período em que mudamos de país, Nic largou a chupeta, a mamadeira, passamos férias no Brasil e papi começou a viajar com frequencia. Daí, Nic passou a acordar a cada duas horas, se sentava na cama e chorava. E pedia o que vinha à sua cabeça: qué leite, qué água, qué trator, qué passear de carro, qué tirar meinha, qué ver caminhão lá fora, qué arrumar o travesseiro, qué comer arroz com feijão. E chorava muito, tendo ou não o pedido atendido. Custava a voltar a dormir e duas horas depois começava tudo de novo.

E eu a um passinho de ficar completamente louca. Juro pro’cês.

* * *

Mas o que será que fazia ele acordar tanto?

Eu, o Rafa e qualquer um que um dia teve a boa vontade de querer nos ajudar (muito obrigada, de coração!), cogitamos: (i) mudanças demais: verdade. Mas depois de 7 meses sem nenhum avanço? nenhuma noite bem dormida? estranho. (ii) problema de saúde? refluxo outra vez? alergia? verme?? (juro que pensei de tudo!): fomos à médicos aqui, médicos no Brasil, usamos homeopatia, remédio anti-refluxo, leite de soja, nada fazia melhorar – sem falar que ele nunca reclamava de dor. (iii) ansiedade de separação? ok, crianças sempre passam por fases de mais apego, normal. Mas por Deus: ele passava o dia todo comigo e ainda dormia na nossa cama!!! (iv) o que mais? molares? nem sinal. fome? acordava mesmo quando comia super bem. terror noturno? não, ele não acordava apavorado. claridade? não, o quarto era todo escuro. calor? frio? barulho? o que? o que?

Foram várias teorias, vários experimentos. Nada funcionava. E enquanto isso, a soneca da tarde seguia prodigiosa e estava cada vez mais longa.

Daí, há precisamente uma semana atrás, aconteceu de eu passar uma noite TOTALMENTE acordada. Eram 5 da manhã, eu exausta, os carneirinhos exaustos de tanto pular a cerca pra nada, e eu me levantei com a macaca. Estava feroz. Me preparei um chá, acendi uma luminária na sala, peguei lápis e papel e fui reler “the no-cry sleep solution for toddlers and pre-schoolers”, da Elizabeth Pantley.

* * *

Problemas que eu detectei:

1. Rotina

À medida que eu lia o livro, uma mesma palavra saltava a cada página – rotina, rotina, rotina. Criança tem que ter rotina!

Me pus a pensar. O Nic tinha uma rotina… Brincava ou passeava de manhã, almoçava ao meio-dia, dormia após o almoço, fazia lanche, assistia videos, jantava, tomava banho e… É, aí variava, dependendo do dia… Mas fato é, que independente do que a gente fazia, a hora de dormir era sempre uma batalha.

Até que há meses atrás a gente tinha uma rotina bem consistente e legal pra ele ir dormir, mas com o tempo, o fato da gente se esforçar pra mantê-la e mesmo assim ele não dormir, foi nos desanimando e acabamos por abandoná-la. Sim, porque pra se manter uma rotina, se colocar totalmente disponivel todos os dias, sem correria pra terminar e ainda com boa vontade, não é tarefa fácil não – principalmente se não tem o efeito esperado.

2. Televisão

Ajuda muito, mas somente aos pais, não às crianças. Além de todos os malefícios que a televisão pode causar à uma criança, também fiquei pensando que o fato do Nicolas assistir à tarde ou até antes de dormir talvez estivesse fazendo com que algumas imagens ficassem voltando à cabeça dele à noite, e por isso o sono TÃO agitado.  (Haja visto que até à mim isso já aconteceu, quando cismei de assistir direto uma temporada inteira de Desperate Housewives e eu acordava várias vezes à noite achando que eu era a Bree Van de Kamp).

3. Dormindo muito tarde

De acordo com o livro, criança que dorme mais cedo, tende a dormir melhor e mais. Antigamente ele costumava dormir por volta das 19, 19:30. Mas com a mudança pro Canada em pleno verão, quando o sol se punha às 22h, era difícil convencê-lo a ir pra cama cedo. Com a chegada do inverno, às 16:30 já estava escuro, mas mesmo assim não era fácil mudar o hábito já adquirido.

* * *

O plano de ataque

Assim, reformulei toda a rotina do Nicolas e me propus a segui-la no matter what. Menos tv e só pela manhã. Mais música, mais atividades, mais natureza. Soneca mais cedo, cama mais cedo. E por fim, uma rotina motivadora e indutora ao sono (brincadeira calmas, musiquinha, livros).

Pra isso, a Pantley sugere criar um livrinho pra ler antes de dormir mostrando a rotina deles com fotos de revistas ou deles mesmo. Eu, como tinha que resolver aquele negócio djá, peguei um álbum pequeno de fotografias que estava vazio e fiz uns desenhos rápidos da rotina que eu queria pra ele. Sem muito detalhe nem muito colorido (lembra que eu tava exausta, né?). E instituí o sistema de adesivos pra ele colar nas páginas em branco no final do livrinho, sistema que funciona bem pra ele escovar dentes.

(A Simone já tinha me dado uma ótima sugestão de fazer cartazes – um com uma foto dele dormindo, outra dele comendo, e colocar adesivos em cada pra toda vez que ele dormisse a noite toda e comesse bem. Achei perfeita a ideia e até fiz, mas ele queria ficar com o tal cartaz na mão pra ficar vendo os adesivos. Então a ideia do livrinho pequeno veio a calhar, pois dá pra ficar do lado dele.)

* * *

O resultado

E naquele mesmo dia, sem assistir televisão e seguindo sua nova rotina, ELE FINALMENTE DORMIU A NOITE TODA!!!!  Ju-ro. Assim, como também dormiu todas as noites seguintes até hoje. Juro duas vezes!

Ai, gente, me belisca pra ver se não estou sonhando, vai! Não, não me belisca não, que se eu estiver sonhando, é porque estou dormindo e se estou dormindo é porque o negócio tá bom de qualquer jeito.

* * *

E eis a nova rotina, começando após o jantar e todo dia fazendo exatamente na mesma ordem

* Ele ama tomar banho e o momento de brincar com ele no quarto, envolvendo mami e/ou papi, tem sido um dos pontos altos de sua rotina pra dormir. É aí que ele também toma seu leite (olha o desenho do copo de leite dele no chão!). E o Nicolas tem ficado realmente entusiasmado com a “hora de montar os joguinhos” e os dias que o papai está, tem até musicas com violão pra acompanhar…

* Neste caso, os adesivos são pela escovação de dentes e por ter feito xixi no penico. E ao invés de estrelinhas, dou adesivos do Toy Story, Carros, etc, sempre variados, daí nem precisa de prêmio a cada x adesivos, pois pra ele os adesivos bastam.

* E sempre termino lendo esse mesmo livrinho, e enfatizando bem a ultima parte em que o Nicolas dorme a noite toda. E no final do livro revemos todos os adesivos que ele já ganhou até ali, o que serve de incentivo pra ele continuar dormindo bem.

* * *

E as conclusões…

– às vezes temos a falsa crença que dormir uma noite completa só depende deles, mas agora vejo que muitas vezes depende mais da gente, sabe?

– há crianças que dormem com ou sem rotina elaborada ou muito consistente, mas pra outras, como o Nicolas, pode ser essencial. Sem falar que ter uma rotina gostosa antes de dormir é beneficial pra qualquer uma – primeiro, pois é um momento só delas e dos pais, e outra é que elas adoram consistência e saber o que vem depois.

– sabendo o que vem a seguir e seguindo uma rotina tranquila, é muito mais raro que a criança brigue pra ir dormir, pois se torna algo natural pra ela

(e o próximo passo, que venho tentando todos os dias, mas sem muito sucesso ainda, é convencê-lo a dormir na própria cama. Mas vou falar que só dele estar dormindo a noite toda já nem estou dando tanta importância pra isso… E viva o bom sono!).

28 pensamentos sobre “Eis que Nicolas dorme a noite toda…

  1. Pingback: Tweets that mention Eis que Nicolas dorme a noite toda… « Nicolando por aí -- Topsy.com

  2. Êêêê…
    Ah, Lu, que bom! Estou toda felizinha por você, pelo Nic e pelo maridão. Nessa mesma ordem! hauhauahuha

    Sabe, Lu, esses dias estava falando com uma amiga que só quem acorda incontáveis (eu desisto de contar depois da terceira, senão dá vontade de sentar na cama e chorar) vezes a noite sabe o cansaço e stress que dá.
    Porque falando assim.. “acordei quatro vezes”, parece besteira. Mas são quatro vezes, de 15 minutos, 20 minutos, onde se perde totalmente o fio da meada e se demora mais tantos minutos para dormir. No final se colocar na calculadora (porque lápis é coisa do passado, né?) se dorme a metade da noite.

    E o caUso da ‘um mulher’, como ficou?

    Beijão!

  3. meu mantra é rotina + a sua conclusão sobre a NOSSA responsabilidade “às vezes temos a falsa crença que dormir uma noite completa só depende deles, mas agora vejo que muitas vezes depende mais da gente”

    disso eu sempre tive certeza, tem uma frase de um texto de abertura do blog que diz “Tenho convicção que quando há amor, atenção, carinho e os pais decidem que é hora, a criança concorda.” sobre o ‘vício no colo’.

    quando art não dorme, quando passa muitos dias acordando direto, implico o nosso cansaço diretamente no problema…

    é assim para tudo: chupeta, desfralde, mamadeira, forma de dormir e tal. basta ter assertividade e paciência para colocar em prática.

    beijoca

  4. Aleluia! Que suas noites (e as do Noc) sejam completas e de belos sonhos. Bjus

  5. Adorei o post Lu, eu vou pegar algumas ideias aqui, pq a Lana comeca a noite na cama dela e vem pra minha. Da um trabalhao pra dormir na cama dela e na minha é super rapido. Eu acho que se eu aplicar algumas dicas resolvo esses probleminhas tb. depois me manda seu email pra gente trocar contatos. Beijo

  6. sou sua fã.
    não!
    vc é minha ídola!
    total!
    preciso de um livrinho desse. agora!
    ai jesus!
    tô indo alí comprar um livrinho, uma tonelada de adesivos e um cérebro que venha com o talento desenhístico.
    e um pouco da paciência perdida com tantas noites mal dormidas.
    tô até chorando, menina, emocionada com o seu sucesso.
    deus conserve suas noites.
    bjo bjo bjo nesse fofo do nic

  7. Menina, que maravilha!!! Quanta felicidade!
    Bjs

  8. Oi Luciana, que post legal! Adorei as dicas, principalmente do livrinho.
    Clara tb teve refluxo oculto e chorava horrores até os 4 meses. Tomou litros de medicamentos e eu sempre tive duvidas se funcionava mesmo, até q ela teve uma diarreia estranha de varios dias e uma das providencias do medico foi suspender os remedios e eis que não fez diferença nenhuma! Ou seja, ela estava tomando remedios a toa. O q restou desse refluxo foi eu ficar em dieta de leite e derivados por meses, até que em dezembro comecei a furar e finalmente chutei o balde. rsss
    Qto ao sono, ela sempre foi de acordar varias vezes a noite, isso até tem melhorado, agora as vezes acorda só uma vez, mas em compensaçao entrou numas de lutar com o sono horrores, e a cada dia dorme mais tarde… Vou tentar reforçar a rotina e ver se funciona com a gente tb.

    Beijos

  9. Menina, vou te falar, fiquei morrendo de inveja da sua técnica!!!
    E do seu livrinho… rs
    Vou até tentar fazer pra GG, mesmo ela dormindo a noite toda sempre…
    E os adesivos? legal hein? Mas é um adesivo por dia? Explica melhor pra mim.
    Sofro com GG pra escovar os dentes, quero tentar.
    E vou falar hein, ri demais aqui:
    (Haja visto que até à mim isso já aconteceu, quando cismei de assistir direto uma temporada inteira de Desperate Housewives e eu acordava várias vezes à noite achando que eu era a Bree Van de Kamp).

    kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Bjoooooo, adoooro seu blog.

  10. Nossa, Lu, que batalha, heim?

    E que vitória!

    Muitas noites maravilhosas pra vocês!

    Beijos

  11. Lu, que novela de final mais feliz!!!
    Criança que dorme a noite toda = mamãe descansada e feliz!
    As dicas são ótimas (só me falta o talento pro livrinho), vão ficar guardadinhas pra quando eu precisar mudar alguma coisa na rotina do Rapha, tipo o desfralde ou deixar de chupar dedo.
    Porque, graças a Deus, ele dorme bem hoje em dia, mas até 1 ano não dormia, e eu exausta fui bem menos criativa e apliquei o conversa+deixa chorar por 3 noites, e acabou que funcionou, ainda bem.
    Beijo grande e parabéns pelas noites de sono!

  12. Viva mesmo! Biel dorme tarde pois tenta acompanhar minha rotina e sempre fui uma pessoa notívaga apesar do meu trabalho agora me obrigar a acordar 5 da matina. Mas com a creche, acho que o sono vai se normalizar porque ele vai acordar mais cedo, se cansar mais, conseguir tirar o cochilinho (atenção pro “inho”… rs) da tarde logo depois do almoço. Então imagino q ele dormirá mais cedo. E eu tb. Ele dorme na minha cama. Sei que é errado, mas eu gosto muito de dormir com ele.
    Parabéns pelo esforço e vitória.
    Beijão pra vc e pro Nic.

  13. Lu que alegria ler seu post e ao mesmo tempo quanto sofrimento voces passaram.
    Sono e’ algo que (eu acho, na minha simples opiniao) nos nunca deveriamos ser privados, mas tem coisas que nao temos como controlar, entao la vamos nos adaptacao novamente.
    Adorei a ideia do livrinho… meu pequeno e’ um “pouco” sistematico com relacao a algumas coisas, como ja conheco, sempre que algo ira mudar e eu sei com antecedencia vou preparando-o, senao e’ problema na certa…
    Antes eu tinha um pouco de pavor da palavra rotina, depois percebi que para algumas criancas so com ela mesmo e’ que as coisas funcionam bem.
    Bons sono e bons sonhos. Aproveita.
    Abracos
    Gra

  14. Lu, que maravilha!! Que delícia quando os pequenos dormem bem e também nos permitem descansar né! Adorei o post, dá pra sentir sua alegria!
    Mas caramba, que refluxo brabo ele teve hein?? Bento teve refluxo, mas logo que começou a medicação já deu sinais de melhora. Ele chorava muuuito também, mas ainda bem que respondeu rápido ao tratamento.
    Pela experiência que tivemos aqui, concordo que os 3 problemas que vc dectectou realmente podem atrapalhar o sono. A rotina é essencial para os pequenos, por mais cansativa e entendiante que nos pareça. Ela ajuda a mostrar a eles o que vai acontecer depois e, como vc mesma disse, muitas crianças preferem assim, pois se sentem mais seguras.
    Quanto à tv, também percebi que pode influenciar no sono por deixá-los agitados e/ou com medo de algo que ainda não entendem, mesmo se assitirem algo próprio a eles. Um tempo atrás, por ex, percebi que Bento tem medo do “monstro da palha” do infantil Cocoricó – que é o programa que ele mais gosta. Então, quando chego nesse capítulo do DVD, simplesmente pulo e ele não assiste. Quando for maiorzinho tento outra vez, para ver o que acontece.
    Sobre dormir muito tarde, também comprovei isso na prática. Bento sempre acordou cedo, desde pequenino até hoje. Aí, em algumas ocasiões em que ele foi dormir mais tarde (nas raras saídas à noite em alguma ocasião especial ou simplesmente em algum final de semana que ficamos mais tempo acordados) não deu outra: acordou cedo do mesmo jeito, acabando por dormir menos. Por isso, o melhor mesmo é colocá-los para dormir cedo, assim dormem uma boa quantidade de horas. Hoje Bento dorme por volta das 21h, mas já chegou a dormir às 19h30-20h.
    Claro que tudo isso varia de uma criança para outra. Mas esses 3 pontos vc destacou bem, realmente acontece com a maioria.
    Por fim, adorei o livrinho que vc fez com a rotininha dele! Mesmo feito às pressas ficou uma graça! E o melhor: surtiu efeito! eeeee! 😛
    Desculpa o mega comentário, tá? Me empolguei, hehe…
    bjocas!

  15. Oi, Lu!
    Nossa! Que vitória! Fiquei superfeliz por você!!!
    Que coisa boa! Realmente, acordar à noite, ter o sono picadinho, ninguém merece.
    A gente acorda moída no outro dia…
    Que bom que vocês conseguiram!!
    Vivaaaa 🙂
    Beijão pra você e um beijo em forma de adesivo pro Nic 😉

  16. Luuuuuu

    Q vitória!!!

    Acredita que eu tbem to lendo este livro????

    Soso ainda acorda a noite… não tantas vezes como o Nic mas acorda. No minimo uma vez!!!

    Isso do livrinho eu li e achei bem legal tbem. Como não tenho seu dom de desenho vou ver se faço com fotos… rsrs

    A soso não entende bem as coisas e é bem dificil ler livro, brincar antes de dormir… a rotina é banho-pijama-mama-mimi.

    Ela dorme com a gente tbem… pelo menos agora na epoca de calor demaiiis pq só tem ar no nosso quarto.

    Li já mais da metade do livro e nao consegui achar solução para o “problema” maior que da Soso acordar: ela acorda louca alucinada para mamar a dedeira dela.

    No livro ensina a desmamar do peito e desmamar da mamadeira???

    Sonho com uma noite inteirinha de sono… Como vc foi tbem um desejo pra 2011. Q deus me ajude a conseguir tbem!!!!!!!

    Bjus beeeeeeeeeeem grandes

    E durma mmmmmuuuuuuuuuuiito pra compensar!

    • Nine, que coincidencia vc lendo esse livro também! E ela ensina a desmamar durante a noite sim. A tecnica se chama RG – Remoção Gentil. Dá trabalho, mas ela garante que com paciencia funciona. Também soube de várias mães que tentaram com sucesso.

      Aqui tem um resumo da tecnica:
      http://solucoes.multiply.com/journal/item/12

      Aqui em casa, eu tirei a mamadeira dele diluindo a fórmula aos poucos… cada 2 ou 3 dias eu adicionava mais água, até que tirei toda a fórmula. Daí ele foi perdendo o interesse a parou de mamar à noite (ele já tinha quase 1 ano e meio). MAS… aqui no Canadá voltou a pedir leite à noite de novo. Como ele tava numa fase meio carente de muito choro (e eu não gosto de deixar chorando de noite), acabamos dando… mas me arrependi de não ter tentado outra solução, pois ele viciou de novo e daí até fralda passamos a trocar de madrugada de novo. Não dá… Agora, com essa rotina, o livrinho, com a reafirmação de que leite só de manhã e tal, ele parou de pedir. Mas ainda toma muuuuito antes de dormir.

      Beijos e boa sorte!

  17. Oi Lu
    Obrigada pela dica.
    Vou continuar lendo o livro!
    Achei que a RG era pra apenas para bb de peito…rsrs
    Menina, vou testar esta de diluir a dedeira…
    O q reparo é q qdo ela nao janta direito acorda mais vezes pedindo mamar… parece com fome!
    estou esperando chegar a caminha dela na casa nova pra remontar o quartinho e colocar ela pra mimi lá seguindo uma rotininha direitinho.

    bjoooooooookassssssssss pra vcs todos!

  18. Olá….

    que glória dormir a noite toda com o Nic também dormindo até de manhã. Fico feliz por vcs….

    Bjos e saudades,
    Tia Fafá!!!

  19. Oi Lu! Já comecei a ler esse seu texto umas duas vezes, mas não consegui terminar, hj deu uma folguinha aqui no trabalho e concluí e fiquei muito feliz com seus resultados! Coincidentemente tinha um texto programado para publicação que falava justamente da rotina do sono e de como a Ísis passou a pedir para dormir na própria cama!

    Acho que a rotina é fundamental, assim como transformar os momentos que antecedem o sono em algo legal, relaxante, e não naquele perrengue de forçar a criança a dormir, ou deixar chorando no berço. Nós adultos também precisamos de momentos de relaxamento antes do sono, né? Eu por exemplo não consigo dormir se não ler alguma coisa a noite, e mesmo quando atendo a Ísis de madrugada, volto a ler algumas linhas antes de cair no sono…

    Achei super legal essa técnica das fotos e do livrinho! E a da diluição da mamadeira para parar de mamar a noite antes de dormir, daqui um tempo vou tentar!

    Beijos,
    Nine

  20. Lú,

    vc tá desenhando cada vez melhor hein!!! Virei sua fã…. seus desenhos estão lindos!!! Bjos e saudades nanda

  21. Luciana,

    e então, ainda tem muita caixa pela casa da mudança? O Nic está te ajudando a pendurar as roupas?? Se eu estivesse ai poderia te ajudar levando-o para o parquinho para que voce tivesse tempo para arrumar tudo rapidinho. Vimos um retrato dele e ele está com um cabelo espetacular. Fizemos uma viagem de navio e estava tudo lindo por lá, pena que faltaram voces mas haverao outras oportunidades. Bjos para todos.

  22. Pingback: E os adesivos vão para… « Nicolando por aí

  23. ola!
    ah nem sei por onde,e como começar…
    bom,acho que vc vai achar isso meio estranho néh mamae do nicolas?
    mais eu vou falar…aaayynnn seu filho é uma graça,ele é meu xodozinho virtual!
    perebéns pelo filho ele é um anjinho…alem de nao ter deixado vc dormir as vezes,mais enfin…ele é um anjo,ou nao é?!
    ah é claro que é néh!
    olha,fala pra ele,se nao for emcomodo,que ele tem uma amiginha virtual,que ama muito ele e que achou ele uma gracinha*-*
    bom,se quiser me conhecer melhor…ta ai meu orkut!
    http://www.orkut.com.br/Main#Home
    sinceramente,ele é uma graça!
    mil bjos e até o proximo post pra mim comentar!

  24. Pingback: a vuvuzela, o marsupial e o provável tsé-tsé « Nicolando por aí

  25. Ai Lú, como me inspirou seu depoimento! Me estimulou a não desistir e a melhorar a rotina do meu bebê. Ele tem 10 e estou 10 meses sem saber o que é 4 horas de sono seguidas! Obrigada por compartilhar! Descobri seu blog hoje e foi só amores! bjus

    • Que bom!!! Fico muito feliz!!! Meu Nicolas hoje já tem 7 anos e dorme que é uma beleza! Mas sempre graças à uma rotina bem estabelecida desde que ele era pequeno… até hoje seguimos o mesmo ritual antes de dormir, nada de TV de noite e cama cedo. Espero que consiga ajustar a rotina do seu bebê e que todos passem a dormir melhor – 4 horas de sono é muito pouco!

      Grande beijo,

      Lu

Deixe um comentário